• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.1997.tde-18072024-162244
Documento
Autor
Nombre completo
Helio Aparecido Navarro
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1997
Director
Tribunal
Canale, Antonio Carlos (Presidente)
Catalano, Fernando Martini
Debbio, Decio Del
Rodrigues Filho, Fausto
Ruffino, Rosalvo Tiago
Título en portugués
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
Palabras clave en portugués
consumo de combustível
desempenho na aceleração
métodos numéricos em engenharia
simulação computacional
veículos rodoviários comerciais
Resumen en portugués
Considerando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalos, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implementados no sistema computacional que foi desenvolvido no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes-Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido. Os resultados obtidos através do sistema desenvolvido contribuem para melhorar o desempenho de veículos, o meio ambiente e a segurança veicular
Título en inglés
Acceleration performance and fuel consumption of road commercial vehicles
Palabras clave en inglés
acceleration performance
computational simulation
fuel consumption
numerical methods in engineering
road commercial vehicles
Resumen en inglés
This research was developed taking into consideration that the performance of commercial vehicles is an important item in the vehicle security, as well as the fuel consumption represents an inherent cost to the marketing of products. This work presents a study about acceleration performance and it also brings an analysis of commercial vehicles fuel consumption. So, the resistance forces involved in the vehicle movement, the ideal forces, in which all the motor axles of the vehicle use the same adhesion coe:fficient, the real forces with transmission system, the parameters to the development of acceleration performance and the vehicle fuel consumption prevision is determined. The several developed mathematical modeling are either to simple or to combination commercial vehicles, with several kinds of traction systems. The mathematical modeling and the calculation procedures to the determination of performance parameters and the fuel consumption were implemented in the computational system which was developed along the research. This study was developed together with Mercedes-Benz do Brasil, where the experimental tests were done, validating the theoretical model developed. The results which were obtained through the developed system contribute to improve the vehicle performance, the environment and the vehicle security.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Navarro_Helio_DO.pdf (6.59 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-07-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.