• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.1997.tde-18072024-162244
Document
Auteur
Nom complet
Helio Aparecido Navarro
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1997
Directeur
Jury
Canale, Antonio Carlos (Président)
Catalano, Fernando Martini
Debbio, Decio Del
Rodrigues Filho, Fausto
Ruffino, Rosalvo Tiago
Titre en portugais
Desempenho na aceleração e consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais
Mots-clés en portugais
consumo de combustível
desempenho na aceleração
métodos numéricos em engenharia
simulação computacional
veículos rodoviários comerciais
Resumé en portugais
Considerando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalos, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implementados no sistema computacional que foi desenvolvido no decorrer deste trabalho. Essa pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes-Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido. Os resultados obtidos através do sistema desenvolvido contribuem para melhorar o desempenho de veículos, o meio ambiente e a segurança veicular
Titre en anglais
Acceleration performance and fuel consumption of road commercial vehicles
Mots-clés en anglais
acceleration performance
computational simulation
fuel consumption
numerical methods in engineering
road commercial vehicles
Resumé en anglais
This research was developed taking into consideration that the performance of commercial vehicles is an important item in the vehicle security, as well as the fuel consumption represents an inherent cost to the marketing of products. This work presents a study about acceleration performance and it also brings an analysis of commercial vehicles fuel consumption. So, the resistance forces involved in the vehicle movement, the ideal forces, in which all the motor axles of the vehicle use the same adhesion coe:fficient, the real forces with transmission system, the parameters to the development of acceleration performance and the vehicle fuel consumption prevision is determined. The several developed mathematical modeling are either to simple or to combination commercial vehicles, with several kinds of traction systems. The mathematical modeling and the calculation procedures to the determination of performance parameters and the fuel consumption were implemented in the computational system which was developed along the research. This study was developed together with Mercedes-Benz do Brasil, where the experimental tests were done, validating the theoretical model developed. The results which were obtained through the developed system contribute to improve the vehicle performance, the environment and the vehicle security.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Navarro_Helio_DO.pdf (6.59 Mbytes)
Date de Publication
2024-07-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.