• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1997.tde-18072024-162830
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Sérgio Ferreira da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1997
Orientador
Banca examinadora
Colenci Junior, Alfredo (Presidente)
Alves Filho, Alceu Gomes
Sacomano, Jose Benedito
Título em português
Logística integrada : um estudo de caso da indústria de elementos de fixação
Palavras-chave em português
armazenagem e movimentação de materiais
base de dados
cadeia de valores
canal de distribuição física
código de barras
distribuidor de elementos de fixação
efeito Forrester
gerenciamento da cadeia de suprimentos
indústria de elementos de fixação
internet
logística integrada
marketing de serviços
parceria
sistemas de informação de marketing
tecnologias de informação
transferência eletrônica de dados
Resumo em português
A área de conhecimento da Engenharia de Produção tem habitualmente trabalhado com a integração da Manufatura, mormente através da sigla CIM (Manufatura Integrada por Computador). A Logística Integrada diz respeito a Integração da Manufatura, mas vai além, propondo a Integração de toda a Cadeia de Suprimentos. A meta de uma companhia deve ser sempre a otimização dos fluxos dos produtos/serviços desde o fornecedor de matéria-prima até o cliente final. E para atingir essa meta, é necessário que se realize a otimização dos fluxos bidirecionais de informação, seja através do uso das Tecnologias de Informações (TI), seja propiciando um ambiente de maior confiança mútua, para que possa haver cada vez mais trocas de informações e experiências entre empresas pertencentes a mesma cadeia de suprimentos e até o mesmo entre emresas concorrentes. Deve-se buscar sempre a melhoria do conjunto dessas companhias através do conhecimento e do atendimento da forma mais eficiente e eficaz às necessidades e desejos dos clientes finais. Neste trabalho, busca-se essas melhorias através da perspectiva da Logística Integrada com a utilização das filosofias Just-In-Tine e de Parceria, da Função Marketing, dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM), das Tecnologia de Informação e dos sistemas automáticos de armazenagem com uso de código de barras, etc. Nos estudos de caso, o elo de distribuição foi detectado como sendo o maior problema da cadeia de suprimentos da indústria de elementos de fixação, assim sendo, propôs-se um sistema integrado de distribuição de elementos de fixação
Título em inglês
.
Palavras-chave em inglês
automated storage and retrival systems
bar code
comakership
database marketing
electronic data interchange
fastener distributor
fastener industry
Forrester effect
information technology
integrated logistics
internet
just-in-time
marketing
marketing information systems
supply chain management
value adding partnership
Resumo em inglês
The Industrial Engineering Knowledge Area has usually worked with manufacturing lntegration, mainly under the abbreviature GIM ( Computer lntegrated Manufacturing). The lntegrated Logistics works with Manufacturing lntegration, but it goes beyond it, since it offers the whole supply chain integration. The goal of a company must always be the product/service flow optimization from raw material to final customers. To achieve this goal, the optimization of bidirectional flow of information is necessary, through the utilization of lnformation Technologies (IT) and the construction of a more trustful environment, for more information and experience exchanges among companies which belong to the same supp/y chain or companies which are adversaries. There must be always a search for improvements in the set of these companies through the knowledge and the satisfaction of the consumers' necessities and desires. The present work proposes the solutions for these problems through lntegrated Logistics perspective with the utilization of Just-ln-Time and Partnership philosophies, Marketing Function, Marketing lnformation Systems, lnformation Technology, Automated Storage and Retrieval Systems with the use of bar codes, etc. The weakest link detected at the fastener industry study caseis the distribution area, soa fastener distribution integrated system is proposed here.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-07-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.