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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Rodivaldo Henrique da Cunha
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Canale, Antonio Carlos (Presidente)
Varoto, Paulo Sergio
Widmer, Joao Alexandre
Título em português
Modelagem e análise da dinâmica longitudinal de veículos automotivos
Palavras-chave em português
desempenho veicular
dinâmica de veículos
dinâmica longitudinal
modelagem de veículos
Resumo em português
Este trabalho estuda a dinâmica longitudinal de veículos automotivos com a ajuda de modelagem matemática através do desenvolvimento dos chamados protótipos virtuais. O veículo usado é um VW-GOL. Um modelo é implementado em ambiente MATLAB/SIMULINK e outro em ADAMS, uma ferramenta de modelagem de sistemas multi-corpos. Os sub-sistemas que estão envolvidos na dinâmica longitudinal de um veículo são o motor, embreagem, caixa de câmbio, diferenciais, eixos, rodas, pneus, sistema de freio, aerodinâmica, motorista e também a pista. Todos eles estão representados nos presentes modelos. Há uma grande interação entre esses sub-sistemas, além de várias não-linearidades, equações algébricas e equações diferenciais. Portanto a ajuda de ferramentas computacionais se faz necessária para o estudo do veículo completo. Com os protótipos virtuais, várias simulações relacionadas à dinâmica longitudinal do veículo, incluindo desempenho em aceleração, retomada, tempo e distância de frenagem, rampa máxima e velocidade máxima são executados. Os resultados obtidos são comparados com os valores medidos em testes e são tiradas conclusões
Título em inglês
Modeling and analysis of automotive vehicle longitudinal dynamics
Palavras-chave em inglês
longitudinal dynamics
vehicle dynamics
vehicle modeling
vehicle performance
Resumo em inglês
This work studies automotive vehicle longitudinal dynamics with the aid of mathematical modeling through the development of soó called virtual prototypes. The vehicle used is a VW-GOL. One model is implemented in the MATLAB / SIMULINK environment and another in ADAMS, a multibody system modeling tool. The subsystems that are involved in longitudinall dynamics of a vehicle are the engine, clutch, gear box, differential, drive shafts, wheels, tires, braking system, aerodynamics, driver and also the road. All of them are represented m the present models. There is a large mteraction among these sub- systems, besides several non-linearities, algebric equations and differential equa- tions. Therefore the help of computational tools is necessary to study the whole vehicle. With virtual prototypes, various simulations related to the longitudinal dynamics of the vehicle, including performance in acceleration, recovering, time and distance of braking, maximum slope e maximmn speed are performed. The results are compared with the values measured m road tests and conclusions are drawn.
 
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Data de Publicação
2024-06-19
 
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