• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2001.tde-24052024-172927
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Paula Freitas Mundim
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2001
Director
Tribunal
Rozenfeld, Henrique (Presidente)
Alves Filho, Alceu Gomes
Dutra, Joel Souza
Martinelli, Dante Pinheiro
Martins, Roberto Antonio
Título en portugués
Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos : uma ferramenta educacional para capacitação profissional
Palabras clave en portugués
aprendizagem
cenário de integração
desenvolvimento de produtos
educação corporativa
pesquisa-ação
Resumen en portugués
A vantagem competitiva de uma empresa de manufatura em uma economia globalizada está diretamente relacionada com sua capacidade de introduzir novos produtos no mercado, garantindo linhas de produtos atualizadas tecnologicamente e com características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual nível de exigência dos consumidores. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é uma tarefa multidisciplinar que depende, para um adequado resultado final, da integração dessas diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, uma das principais dificuldades atuais no gerenciamento integrado do PDP é a existência de poucos profissionais capacitados a atuar eficientemente nesse processo de negócio multifuncional. A fim de se minimizar o problema, os profissionais deveriam aprender, de uma forma o tanto quanto possível adaptada às suas realidades e às suas restições de tempo, as novas tecnologias acopladas com a visão integrada do negócio. Uma apropriada alternativa é a utilziação de uma ferramenta educacional para o PDP, denominada cenário de integração; baseada não só em modelos de referência, que possbilitam a oferta de uma visão holística das situações envolvidas em um processo de negócio específico, mas também em uma nova forma de aprendizagem, capaz de suportar o aprender fazendo de maneira contextualizada. Diante desta alternativa, este trabalho propõe o estudo de programas de educação para o PDP e o desenvolvimento e a análise do cenário de integração em uma empresa, levantando as questões de função do cenário como integrador desse programa mais amplo e da aprendizagem pessoal dos profissionais
Título en inglés
Product development integration scenario : an educational tool for professional qualification
Palabras clave en inglés
action research
corporate education
learning methods
product development process
scenario of integration
Resumen en inglés
The competitive advantage of a manufacture enterprise in a global economy is directed related to its capacity to introduce new products in the market, guaranteeing technological actualised product lines, with characteristics of quality, cost and time according to actual clients exigency. The product development process (PDP) is a multidisciplinary task that depends, to an adequate final result, on the integration of these diverse knowledge are as. In this context, one of the main actual difficulties to the integrated PDP management is the existence of few capacitated professionals to act efficiently in this multifunctional business process. In order to minimise the problem, the projessional should learn in a way as adapted as possible to their realities and to their time restrictions, the new technologies tied with an integrated view of the business. An appropriated alternative is to use an educational tool to the PDP, called integration scenario; based not only on reference models, which proportionate an holistic view of the situations involved in an specific business process, but also on a new learning method, capable to support the "learning by doing" in an customised form. Considering this alternative, this work pro poses the study of PDP corporate education programs and the development and analysis of the integration scenario in an enterprise, taking into account the questions of the integration of this broader program and of the professionals personal learning.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.