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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2001.tde-27072001-083441
Document
Auteur
Nom complet
Cesar Antonio Aparicio Sánchez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2001
Directeur
Jury
Lirani, Joao (Président)
Rade, Domingos Alves
Varoto, Paulo Sergio
Titre en portugais
Estudo de impacto usando elementos finitos e análise não linear.
Mots-clés en portugais
método dos elementos finitos
problemas não lineares
teste de impacto
Resumé en portugais
Quando ocorre uma colisão, o comportamento estrutural de veículos, componentes ou sistemas mecânicos é analisado através de um parâmetro chamado crashworthiness, conceituado como a capacidade ou habilidade de uma estrutura, ou parte dela, de absorver energia cinética (resultante de impacto) e manter o colapso sob controle, mantendo a integridade no espaço do(s) ocupante(s). Este parâmetro pode também ser determinado para outro tipo de estruturas, como por exemplo, dispositivos de armazenamento de material (containers). Esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica sobre crashworthiness e o comportamento de estruturas quando submetidas a ensaios de impacto. Apresentam-se conceitos, histórico, evolução e principais áreas envolvidas. Destaca-se a utilização de programas de modelamento por elementos finitos na simulação e análise de colisão. Simula-se e analisa-se o impacto de modelos simplificados de container, típicos para o armazenamento de material radioativo, em queda livre contra uma superfície rígida, utilizando o software de elementos finitos ANSYS/LS-DYNA numa análise dinâmica explícita, apresentando-se resultados e conclusões e sugestões para trabalhos futuros.
Titre en anglais
Impact study using finite element and non-linear analysis.
Mots-clés en anglais
crash test
crashworthiness
drop test
finite element method
Resumé en anglais
The structural behavior of a vehicle or a mechanical system during collision is a very complex event. To analyze this behavior it's necessary to submit them to crash tests. These tests are made for the determination of the structure behavior and measure the kinetic energy absorption capability of a structure produced during a collision. This parameter is known as crashworthiness. In this work it is made a bibliographical review about crashworthiness and the behavior of structures under impact tests. Also, concepts, historical, evolution and the main involved areas are presented. The use of software's of finite elements in modeling and analyze of impact tests its highlighted. The drop test of a model of container, typical to storage of radioactive waste, is performed using the software of finite element ANSYS/LS-DYNA in an explicit analysis. Results, conclusions and comments for futures works are presented.
 
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Date de Publication
2001-09-05
 
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