• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2016.tde-29082016-150156
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Carlos Canale
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1991
Director
Tribunal
Ruffino, Rosalvo Tiago (Presidente)
Nigro, Francisco Emilio Baccaro
Steffen Junior, Valder
Venanzi, Duilio
Yamane, Eitaro
Título en portugués
Estudo de desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento
Palabras clave en portugués
Autoveículo rodoviário (desempenho)
Binômio pneumático x pavimento
Frenagem
Passeio do centro de gravidade
Resumen en portugués
Este trabalho aplica um procedimento para análise do desempenho de um autoveículo rodoviário (Kadett GS 2.0 da General Motors do Brasil), em aceleração e desaceleração (freagem), considerando o "passeio do centro de gravidade" e as "restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento". A dinâmica do processo de frenagem do veículo/exemplo é estudada, obtendo-se a desaceleração e o espaço percorrido, como função do "passeio do centro de gravidade" e duas "restrições impostas pelo pneumático x pavimento". Comparações teórico-experimentais são realizadas. Para o controle do processo de frenagem do veículo/exemplo, obtém-se uma "função-transferência" que muda continuamente o balanceamento das forças de frenagem nos eixos, utilizando-se, para isto, de sinais oriundos de um acelerômetro e de um sensor de peso instalados no veículo. Esta função otimiza o processo de frenagem para qualquer carregamento permissível do veículo e em qualquer nível de desaceleração (qualquer tipo de piso). Deste veículo obtêm-se os diagramas de rendimento, aceleração líquida para cada marcha engrenada, e, posteriormente, o "tempo de aceleração" e "retomada de velocidade", como função do "passeio do centro de gravidade" e das "restrições impostas pelo pneumático x pavimento". Comparações teórico-experimentais são também realizadas. Em todos os casos, foram obtidos bons resultados na comparação teórico-experimental, validando o modelo matemático elaborado e o procedimento de análise.
Título en inglés
not available
Palabras clave en inglés
Braking
Centre of gravity envelope
Road vehicle (performance)
Tyre-surface relationship
Resumen en inglés
This work applies a procedure for the analysis of the performance of a road vehicle, (General Motors do Brasil, Kadett GS 2.0), in acceleration and deceleration (braking), which takes into consideration the centre of gravity envelope and the restrictions imposed by the tyre/surface relationship. A study is made of the dynamic braking process of the vehicle/example, and the deceleration and distance covered are obtained as a functions of the c.g. position and the tyre/surface relationship. Comparisons are made between theory and experiment. A transfer function is obtained for the control of the braking process of the vehicle/example, that continually changes the balance of the braking forces on the axles, thorugh the use of signals transmitted from an accelerometer (g - meter) and a sensor giving the installed weight of the vehicle. This function optimizes the braking process for any permissible vehicle load and deceleration level, for any type of surface. The performance diagrams, the acceleration in each gear, and, following these the acceleration time and time-to-return-to-normal-speed are obtained as functions of the position of the c.g. and the restrictions imposed by the tyre/surface relationship. Comparisons of theory with practice are also made. In all cases, comparisons between theory and practice give good results, validating the mathematical model and the analysis procedure.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-08-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.