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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2003.tde-11102003-153159
Documento
Autor
Nombre completo
Giselle de Moraes Ramos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Widmer, Joao Alexandre (Presidente)
Botter, Rui Carlos
Lima Junior, Orlando Fontes
Título en portugués
Análise prospectiva da capacidade de processamento de cargas pela ferrovia no porto de Santos
Palabras clave en portugués
ARENA
Porto de Santos
pperação ferroviária
simulação
Resumen en portugués
Esta dissertação apresenta uma análise prospectiva da operação ferroviária na Baixada Santista, levando-se em consideração a infra-estrutura atualmente disponível, as características operacionais vigentes e possíveis cenários futuros para um melhor aproveitamento da alternativa ferroviária. O método proposto constou da caracterização da operação ferroviária, identificação das variáveis intervenientes e coleta e análise de dados. A partir daí foi utilizado o software de simulação em linguagem ARENA para a construção de um modelo representativo da operação ferroviária, o qual foi validado para as condições operacionais atuais. Com esse modelo, foram gerados cinco cenários alternativos, que levaram em consideração tanto mudanças na operação ferroviária, quanto aumento na demanda de trens por dia. A análise dos resultados mostra que as alterações na configuração operacional, propostas em alguns dos cenários, são viáveis e que o sistema responde de forma satisfatória. Em relação ao incremento na demanda este é viável até certo ponto, a partir do qual a capacidade de alguns recursos compromete a operação de todo o sistema.
Título en inglés
Prospective analyses of the railroad capacity of load processing in the Port of Santos.
Palabras clave en inglés
ARENA
Port of Santos
railroad operation
simulation
Resumen en inglés
This research presents a prospective analysis of the railroad operation in the Baixada Santista, considering the currently available infrastructure, the effective operational characteristics and possible future scenarios for a better exploitation of the railroad alternative. The proposed method consisted of the characterization of the railroad operation, identification of the intervening variables and data collection and analysis. The simulation software ARENA was used to construct a representative model of the railroad operation and was validated for current operating conditions. Five alternative scenes were generated considering changes in the railroad operation and increases in the demand of trains per day. The analysis of the results shows that the alterations in the operational configuration in some of the scenes are feasible and the system answers in a satisfactory way. Increments in demand are also feasible up to a certain level where the capacity of some resources compromises the operation of the system.
 
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Pre_Textos_Final_.pdf (3.49 Mbytes)
Fecha de Publicación
2005-05-16
 
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