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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.18.2018.tde-13042018-153503
Documento
Autor
Nombre completo
Plinio da Costa Temba
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1995
Director
Tribunal
Felex, José Bernardes (Presidente)
Silva, Irineu da
Suzuki, Carlos Yukio
Título en portugués
Geometria e distância de visibilidade para frenagem em curvas horizontais de rodovias
Palabras clave en portugués
Engenharia de transportes
Infra-estrutura viária
Resumen en portugués
Nesse trabalho, mostrou-se que há relações geométricas entre parâmetros que caracterizam uma curva horizontal circular de uma via e a distância de visibilidade necessária para a operação de frenagem durante a condução de veículos. Mostrou-se, outrossim, que é possível, através de estudos de geometria das curvas caracterizar "áreas que devem ser mantidas livres de obstáculos visuais nas laterais de curvas das vias" para assegurar, aos motoristas, as condições de visibilidade para frenagem. Dessa forma, mostrou-se que o estudo das distâncias de visibilidade nas curvas horizontais circulares das vias pode ser efetuado adotando-se formulações exatas, tanto para a capacidade de frenar com segurança os veículos, como para assegurar aos motoristas a necessária distância lateral livre de obstáculos à visão. Além disso, discutiram-se alguns tópicos sobre as recomendações do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, visando esclarecer aspectos sobre os resultados de aplicação de processos propostos para estudos da distância de visibilidade para frenagem, sua qualidade e grau de atualização.
Título en inglés
not available
Palabras clave en inglés
not available
Resumen en inglés
It was shown that there are geometric relationships among the characteristics of the elements of a horizontal circular roadway curve and the necessary stopping sight distance during the operation of vehicles. Also it was shown that it is possible the definition of offsets to sight obstructions offering to the driver the needed stopping sight distance on curves. So the study of sight distances on curves should be done by using exactly mathematical forrnulation. After that it was discussed some topics from the standards of the National Highway Department (Brazil) to clear on their results, quality and actualization.
 
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Fecha de Publicación
2018-04-16
 
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