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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1994.tde-21082024-110229
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Alvaro de Toledo Barros Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1994
Orientador
Banca examinadora
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da (Presidente)
Ferraz, Antonio Clovis Pinto
Nassi, Carlos David
 
Título em português
Um modelo para avaliação do custo do transporte coletivo por ônibus nas cidades médias e pequenas
Palavras-chave em português
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Resumo em português
O transporte coletivo nas cidades do Brasil é, via de regra, caro e deficiente. Contribuem para tal, características atinentes a estrutura urbana e ao próprio serviço de transporte. O poder público - controlador do sistema - enfrenta problemas contextuais tais como: falta de recursos humanos qualificados, falta de recursos tecnológicos, financeiros e, conseqüentemente, falta de base ampla de dados confiáveis para planejamento e controle. Frente a este panorama, ressalta-se a importância da elaboração de fenamentas úteis como modelos simplificados de planejamento de transportes, que, adaptados as características vigentes, propiciem uma rápida e clara identificação dos problemas existentes e de suas dimensões, além de serem didáticos do ponto de vista do funcionamento do sistema. Este trabalho apresenta um instrumento que pode ser útil nesse sentido: um modelo analítico de custo agregado, denominado MACBUS, que permite a avaliação do comportamento do custo do transporte coletivo em cidades médias e pequenas, face as interferências causadas por fatores relacionados a estmtura urbana e ao serviço. O modelo, bastante simples, é de rápida e fácil utilização e entendimento. Representa evolução em relação ao seu antecessor, o modelo TRANSCO, na medida em que relaxa algumas de suas hipóteses mais restritivas, tomando-o mais representativo da realidade. São apresentadas diversas aplicações com o modelo, obtendo-se resultados relevantes, como por exemplo na simulação realizada admitindo-se a implantação de conjuntos habitacionais afastados da mancha urbana, e na avaliação do sistema existente numa cidade real.
 
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
Urban public transportation systems in Brazilian cities are usually expensive and inadequate. Some characteristics of urban structures and of the transit systems themselves are responsible for this fact. The local goveinments, responsible for the transit management and control, face different kinds of problems: the lack of qualified human resources, the lack of technological resources, the scarcity of capital for investment, and the lack of a broad and reliable database. This situation stresses the importance of usefui tools for plaiming, like simplifíed transportation models. These models can be easily adapted to reproduce local characteristics, helping in the identification of the existing problems and their extent. These models are also helpful for the comprehension of the whole system. This Work presents a tool that can be very usefui for the aforementioned purposes: an analytical model of aggregated costs, named MACBUS. It permits an evaluation of transit costs in small and medium-sized cities, in different urban structures and operational frameworks. MACBUS is a very simple model and represents an evolution of its predecessor, the TRANSCO model, giving now a better representation of the reality. Among many possible applications of MACBUS some are showed in this work: an evaluation of the impacts on transit costs produced by dwelling settlements located far beyond iirban fringes, and a complete analysis of an existing transit system in a small Brazilian city.
 
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Data de Publicação
2024-08-21
 
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