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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2018.tde-26012018-191849
Document
Auteur
Nom complet
Rone Evaldo Barbosa
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1999
Directeur
Jury
Fabbri, Glauco Tulio Pessa (Président)
Bernucci, Liedi Légi Bariani
Canale, Antonio Carlos
Titre en portugais
Efeito das cargas dinâmicas dos veículos rodoviários no desempenho dos pavimentos e pontes
Mots-clés en portugais
Cargas dinâmicas
Desempenho de pavimentos
Pontes
Resumé en portugais
Este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos das cargas dinâmicas, devido ao tráfego de veículos rodoviários, no desempenho dos pavimentos e pontes. Para este propósito, foi realizada uma revisão dos principais conceitos relativos à dinâmica das estruturas, dos veículos rodoviários e dos pavimentos, bem como os métodos de simulações dos efeitos das cargas dinâmicas sobre os pavimentos. Para avaliar os fatores de carga de tráfego, foi utilizado o programa computacional TruckSim, que é baseado em modelos matemáticos de veículos e perfil longitudinal dos pavimentos. Com base em parâmetros de veículos de carga brasileiros, foram realizadas simulações para avaliar os seguintes fatores: tipo de veículo, cargas por eixo, velocidade, tipo de suspensão, tipo de eixo e condição do pavimentos (irregularidade longitudinal). Também foram analisados, comparativamente, os efeitos dos Veículos Combinados Longos (VCL's) e dos caminhões convencionais.
Titre en anglais
not available
Mots-clés en anglais
not available
Resumé en anglais
This work aims to quantify the effects of dynamic loads, due to the traffic of road vehicles on the performance of pavement and bridges. It is performance a revision of the main concepts related to the dynamic of structures, road vehicles and pavements. The methods of dynamic load simulation and its effects on pavements are analyzed. For the evaluation of traffic loading factors it is used the computer program TruckSim, which is based on mathematical models of vehicles and the longitudinal profile of pavements. Based on Brazilian vehicle parameters it is performed simulations to evaluate the following factors: vehicle type, axle load, velocity, suspension type, axle type and pavement conditions (longitudinal roughness). It is also analyzed the relative effect of Long Combination Vehicles (LCV's) and conventional trucks.
 
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Date de Publication
2018-01-29
 
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