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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2018.tde-26012018-191849
Documento
Autor
Nome completo
Rone Evaldo Barbosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1999
Orientador
Banca examinadora
Fabbri, Glauco Tulio Pessa (Presidente)
Bernucci, Liedi Légi Bariani
Canale, Antonio Carlos
Título em português
Efeito das cargas dinâmicas dos veículos rodoviários no desempenho dos pavimentos e pontes
Palavras-chave em português
Cargas dinâmicas
Desempenho de pavimentos
Pontes
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos das cargas dinâmicas, devido ao tráfego de veículos rodoviários, no desempenho dos pavimentos e pontes. Para este propósito, foi realizada uma revisão dos principais conceitos relativos à dinâmica das estruturas, dos veículos rodoviários e dos pavimentos, bem como os métodos de simulações dos efeitos das cargas dinâmicas sobre os pavimentos. Para avaliar os fatores de carga de tráfego, foi utilizado o programa computacional TruckSim, que é baseado em modelos matemáticos de veículos e perfil longitudinal dos pavimentos. Com base em parâmetros de veículos de carga brasileiros, foram realizadas simulações para avaliar os seguintes fatores: tipo de veículo, cargas por eixo, velocidade, tipo de suspensão, tipo de eixo e condição do pavimentos (irregularidade longitudinal). Também foram analisados, comparativamente, os efeitos dos Veículos Combinados Longos (VCL's) e dos caminhões convencionais.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
not available
Resumo em inglês
This work aims to quantify the effects of dynamic loads, due to the traffic of road vehicles on the performance of pavement and bridges. It is performance a revision of the main concepts related to the dynamic of structures, road vehicles and pavements. The methods of dynamic load simulation and its effects on pavements are analyzed. For the evaluation of traffic loading factors it is used the computer program TruckSim, which is based on mathematical models of vehicles and the longitudinal profile of pavements. Based on Brazilian vehicle parameters it is performed simulations to evaluate the following factors: vehicle type, axle load, velocity, suspension type, axle type and pavement conditions (longitudinal roughness). It is also analyzed the relative effect of Long Combination Vehicles (LCV's) and conventional trucks.
 
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Data de Publicação
2018-01-29
 
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