• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-06012011-104749
Documento
Autor
Nome completo
José Luciano Verçosa Marques
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2010
Orientador
Banca examinadora
Campos, Jose Roberto (Presidente)
Damianovic, Márcia Helena Rissato Zamariolli
Teixeira, Bernardo Arantes do Nascimento
Título em português
Remoção de fósforo do líquido de descarte do desaguamento do lodo de estações de tratamento de esgoto mediante precipitação de estruvita
Palavras-chave em português
Estruvita
Fósforo
Nutrientes
Tratamento de esgoto
Resumo em português
A presente pesquisa estudou a viabilidade do emprego de sais de magnésio em estações de tratamento de esgoto sanitário visando a remoção do fósforo, bem como a produção de estruvita, mineral que pode ser utilizado diretamente no solo como fertilizante. As estações estudadas nesta pesquisa foram a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário de Franca-SP e a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário Jardim das Flores, localizada no município de Rio Claro-SP, e a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário Piçarrão, no município de Campinas. No caso da ETE Jardim das Flores (Rio Claro-SP), observou a possibilidade do emprego de sais de magnésio para se remover fósforo no efluente dos reatores UASB. Com ensaios de Jar-Test, atingiu-se cerca 49% de remoção de fosfato na amostra precipitada por gravidade e cerca de 90% na amostra centrifugada. No caso da ETE-Franca-SP, constatou-se, apesar do emprego de sais de magnésio não ter sido viável, verificou-se os benefícios do emprego de cloreto férrico em estações de tratamento de esgoto sanitário.
Título em inglês
Phosphorus removal from sludge water discharge of wastewater treatment plants by struvite precipitation
Palavras-chave em inglês
Nutrients
Phosphorus
Struvite
Wastewater treatment
Resumo em inglês
The present research studied the use of magnesium salts to remove phosphorus. With the phosphorus removal, magnesium salts, produce, as well, struvite, mineral that can be use directly on soil as fertilizer. The wastewater treatment plants objects of studies in this research was Wastewater Treatment Plant of Franca (SABESP) city Wastewater Treatment Plant of Jardim das Flores (Foz do Brasil), at Rio Claro city, and Wastewater Treatment Plant of Piçarrão (SANASA), at Campinas city. All three WWTP's are at São Paulo state, Brazil. In WWTP Jardim das Flores/Foz do Brasil (Rio Claro-SP), the results shown the viability of magnesium salts use at effluent of UASB reactors. In Jar-test essays, the phosphorus removal reached among 49% and in centrifuged samples, phosphorus removal was among 90%. In WWTP Franca-SP/SABESP, the results shown the benefits of iron salts in wastewater treatment.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LucVercosa.pdf (4.46 Mbytes)
Data de Publicação
2011-02-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.