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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2016.tde-11082016-153947
Documento
Autor
Nome completo
Lênia Ribeiro de Souza Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2004
Orientador
Banca examinadora
Schalch, Valdir (Presidente)
Daniel, Luiz Antonio
Leite, Wellington Cyro de Almeida
Rezende, Maria Olímpia de Oliveira
Salvador, Nemésio Neves Batista
Título em português
Conscientização ambiental na Macharia da "Saint-Gobain" canalização: uma metodologia de educação ambiental para indústria
Palavras-chave em português
Conscientização ambiental
Educação ambiental
Resíduos sólidos industriais
Resumo em português
Em trabalho anterior pioneiro realizado em uma indústria de alumínio primário, dissertação de mestrado intitulada educação ambiental na redução III da Alcan Alumínio do Brasil S.A. - um estudo de caso, no período de 1993 a 1995, começou a ser desenvolvida uma metodologia de conscientização ambiental para os operários de indústria. A proposta desta tese de doutorado foi de dar continuidade ao trabalho anterior da autora, procurando-se definir melhor os aspectos estruturais desse método de trabalho, bem como, testá-lo novamente e, aperfeiçoá-lo na tentativa de se alcançar melhores resultados em sua aplicação na formação de recursos humanos diretamente envolvidos nos processos de produção. Esse método trabalha a educação ambiental intramuro das fábricas e dá ênfase à participação dos empregados para se alcançar resultados positivos em termos de ganho em qualidade ambiental. Funciona como um facilitador tanto na implantação do sistema de gerenciamento ambiental (SGA) nas empresas, como no desenvolvimento de projetos independentes de educação ambiental. Outras características deste trabalho são os seus traços de educação tecnológica pró-desenvolvimento sustentável, influência da formação da pesquisadora na área da engenharia civil sanitária. A educação ambiental internamente às empresas tem um papel importante, porém seu emprego é ainda muito restrito e superficial. No âmbito das empresas certificadas ou não, a educação ambiental é um instrumento indispensável para se alcançar uma mudança de comportamento e de atitudes dos operários com relação ao meio ambiente, considerando-se a missão ambiental de cada um, em seus postos de trabalho, no dia-a-dia. A abordagem metodológica que foi utilizada para que fossem atingidos os objetivos propostos neste projeto foi o estudo de caso. Este estudo de caso foi realizado no setor de produção conhecido como Macharia da indústria Saint-Gobain canalização situada em Itaúna, Minas Gerais, Brasil. Essa fundição produz peças de ferro fundido para o setor de saneamento ambiental. O projeto de educação ambiental restringiu-se a um treinamento ambiental aplicado à minimização dos resíduos sólidos industriais gerados na Macharia e conhecidos como areia solta e refugos de machos. Teve como público alvo os operários chamados de macheiros. O treinamento ambiental foi avaliado direta e indiretamente. A avaliação direta foi em termos de ganho de conhecimento e, constituiu-se de duas fases, aplicação de um pré-teste e de um pós-teste. A avaliação indireta considerou o estudo de gráficos de desempenho ambiental para se verificar a qualidade ambiental na Macharia com o desenvolvimento do projeto de educação ambiental. Ocorreram alterações nesses gráficos que demonstram que houve um início de mudança de comportamento dos operários, o que significa que esses passaram a incorporar às questões ambientais às suas rotinas de trabalho. Ao serem confrontadas as ferramentas de avaliação do projeto de educação ambiental: pré-teste e pós-teste com os gráficos de mensuração da qualidade ambiental na Macharia, identificou-se que embora tenham sido utilizados instrumentos de medição distintos, os resultados alcançados foram similares. Concluiu-se da análise dos dados gerais que houve uma melhoria da qualidade ambiental da Macharia, em função do aumento do nível de conscientização ambiental dos empregados.
Título em inglês
Environmental awareness in the core making section of the Saint-Gobain pipelines: an environmental education methodology developed for industry
Palavras-chave em inglês
Awareness environmental
Environmental education
Industrial solid wastes
Resumo em inglês
In a previous work of mine, my master's dissertation entitled environmental education in reduction III of Alcan Alumínio do Brasil S/A - a case study (from 1993-1995), considered to be a pioneer work in the field of environmental education applied to industry, was conceived the idea of developing and testing the ABC's of environmental awareness for workers in industry. The purpose of this doctoral thesis is to give continuity to the aforementioned work. In the doctoral thesis, a better definition of the structural aspects of this how-to-do-method has been developed, in a constructivist perspective, together with the foundry workers who had a hands on role in contributing to achieve and industrial environmental clean production. The training method developed in this thesis is directed mainly to employees in industry who work directly in the core making sector, so that they would become aware and involved in environmental education as well as what they can do in their field of work to achieve positive results in terms of gaining environmental quality. This how-to-do-method serves as a facilitator not only in implanting the environmental management system (EMS) but also in developing independent projects in companies (not linked to any special certification program such as EMS). If any other enterprise wishes to optimize its operations in the environmental clean production, this method can also be adopted. Another environmental feature of this work is its sustainable development technological and educational structure, influenced by the researcher's practical experience as a civil sanitation engineer. The methodological approach which was used to achieve the proposed objectives in this project was the case study. The case study was carried out in the core making section of the Saint-Gobain pipelines, which is an iron foundry, located in Itaúna, Minas Gerais, Brazil. This foundry produces cast metal parts used for environmental sanitation. The environmental education project limited itself to environmental training applied to minimize industrial solid waste, such as foundry sand and refuse core generated in the core making section. The trainees in this project were the workers in the core section of the Saint-Gobain pipelines. The environmental training was evaluated directly and indirectly. The direct evaluation was measured in terms of the knowledge gained by the employees who participated in this project. The direct evaluation consisted of two parts: the application of a pre-test and a post-test. The indirect evaluation took into consideration the study of graphs of environmental quality and performance in the core making section, in order to verify improvements achieved in the working site. These graphs are related to the implementation of the environmental education project, and they demonstrate the consequence of the beginning of the change in the worker's attitude towards the environment in which they work. This change signifies that the workers came to incorporate, internally, important environmental information to be directly applied in their work routine. Upon comparing the evaluating tools: the classroon (pre and post tests) and the monitoring graphs of the working site, it was evident that although different measuring instruments were used, the final results were similar. It can be concluded upon analyzing the general data that there was a quality improvement in the core making section of the Saint-Gobain pipelines as a result of a methodology developed for workers in industry which awakened them to their environmental responsability.
 
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Data de Publicação
2016-08-11
 
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  • VIEIRA, Lênia Ribeiro de Souza, e SCHALCH, V. Metodologia de Educação Ambiental para Indústria. Contagem-MG : Santa Clara, Editora Produção de Livros Ltda, 2004{Volume}.{Serie}
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