• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1998.tde-17062024-111638
Documento
Autor
Nome completo
Silvia Aparecida Martins dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Tundisi, Jose Galizia (Presidente)
Godinho, Mirna Januaria Leal
Rocha, Odete
Título em português
Bacia hidrográfica e qualidade da água : as experiências de uma década de programas em educação ambiental desenvolvidos no CRHEA/CDCC - USP
Palavras-chave em português
bacia hidrográfica
desenvolvimento sustentável
educação
educação ambiental
qualidade da água
Resumo em português
Considerando as atividades que vêm sendo desenvolvidas desde 1986 pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA), através do programa "Sistema de Atualização de Professores de Ciências e Geografia com a Utilização da Bacia Hidrográfica como Unidade de Estudo" e dos programas decorrestes deste, este estudo analisou, por meio de questionários enviados aos participantes, a relevância de trabalhos desta natureza, na vida pessoal e acadêmica dos envolvidos. Os resultados mostraram um salto qualitativo tanto em relação aos cursos realizados ao longo dos programas, quanto em relação aos participantes, ficando cada vez mais claro o envolvimento deste público com a temática ambiental. Os impactos destes e os caminhos a serem seguidos foram analisados na tentativa de melhorar estes programas
Título em inglês
The watershed and the water quality : the experiences of one decade in environmental education programs that has been developed in CDCC/CRHEA-USP.
Palavras-chave em inglês
education
environmental education
sustainable development
water quality
watershed
Resumo em inglês
Considering the activities that have been developed since 1986 by the Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) and Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA), through "The Sciences and Geography's Teacher Actualization Program, Using the Watershed as the Study Unit", and other related programs, this study analyzed the relevance of this nature of work, in the participants personal and academic life, using questionnaires sent to them- The results showed a qualitative Jump in relation to the courses accomplished in the programs, as well as m relation to the participants, being clear, the involvement of the participants with the enviromnental thematic. The impacts ofthese, and the paths that must be followed, have been analyzed, in an attempt to improve such programs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.