• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1998.tde-17062024-111638
Documento
Autor
Nombre completo
Silvia Aparecida Martins dos Santos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1998
Director
Tribunal
Tundisi, Jose Galizia (Presidente)
Godinho, Mirna Januaria Leal
Rocha, Odete
Título en portugués
Bacia hidrográfica e qualidade da água : as experiências de uma década de programas em educação ambiental desenvolvidos no CRHEA/CDCC - USP
Palabras clave en portugués
bacia hidrográfica
desenvolvimento sustentável
educação
educação ambiental
qualidade da água
Resumen en portugués
Considerando as atividades que vêm sendo desenvolvidas desde 1986 pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA), através do programa "Sistema de Atualização de Professores de Ciências e Geografia com a Utilização da Bacia Hidrográfica como Unidade de Estudo" e dos programas decorrestes deste, este estudo analisou, por meio de questionários enviados aos participantes, a relevância de trabalhos desta natureza, na vida pessoal e acadêmica dos envolvidos. Os resultados mostraram um salto qualitativo tanto em relação aos cursos realizados ao longo dos programas, quanto em relação aos participantes, ficando cada vez mais claro o envolvimento deste público com a temática ambiental. Os impactos destes e os caminhos a serem seguidos foram analisados na tentativa de melhorar estes programas
Título en inglés
The watershed and the water quality : the experiences of one decade in environmental education programs that has been developed in CDCC/CRHEA-USP.
Palabras clave en inglés
education
environmental education
sustainable development
water quality
watershed
Resumen en inglés
Considering the activities that have been developed since 1986 by the Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) and Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA), through "The Sciences and Geography's Teacher Actualization Program, Using the Watershed as the Study Unit", and other related programs, this study analyzed the relevance of this nature of work, in the participants personal and academic life, using questionnaires sent to them- The results showed a qualitative Jump in relation to the courses accomplished in the programs, as well as m relation to the participants, being clear, the involvement of the participants with the enviromnental thematic. The impacts ofthese, and the paths that must be followed, have been analyzed, in an attempt to improve such programs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-06-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.