• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.18.2005.tde-26012006-100606
Document
Auteur
Nom complet
Rosa Maria Tóro Tonissi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2005
Directeur
Jury
Oliveira, Haydee Torres de (Président)
Ferrante, Vera Lucia Silveira Botta
Marin, Andréia Aparecida
Schalch, Valdir
Sé, João Alberto da Silva
Titre en portugais
Percepção e caracterização ambientais da área verde da microbacia do córrego da água quente (São Carlos, SP) como etapas de um processo de educação ambiental
Mots-clés en portugais
educação ambiental escolar e comunitária
microbacia hidrográfica
participação
percepção ambiental
topofilia
Resumé en portugais
A educação ambiental constitui um valioso meio de despertar nos cidadãos e cidadãs, a partir de reflexões sobre a ética da relação ser humano-ambiente, a compreensão da necessidade de se investir em um modelo de gestão ambiental integrada e participativa dos municípios, como um passo importante para a consolidação de um modelo mais sustentável e justo de sociedade. A área escolhida para o desenvolvimento deste trabalho pertence a microbacia do córrego da Água Quente (São Carlos, SP), e se destaca pela beleza da paisagem e pela sua importância ambiental, em contraste com seu adiantado estágio de degradação ambiental, decorrente da interferência antrópica mal planejada. Através da caracterização ambiental desta área verde (com ênfase na qualidade da água e na biodiversidade) e do estudo da percepção e dos saberes locais da comunidade do entorno e de estudantes do ensino médio de três escolas estaduais inseridas na microbacia em relação a esse ecossistema, objetivamos gerar subsídios para o desenvolvimento de projetos de EA escolar e comunitária que visem a recuperação e conservação da área verde. A caracterização ambiental confirmou a má qualidade dos corpos d’água e a presença de um número bastante significativo de espécies animais e vegetais (considerando-se que é uma área impactada). A análise da percepção ambiental e dos saberes locais revelou que a maioria das(os) participantes possui com a área uma relação de topofilia, baseada principalmente no sentimento de pertencimento e na valorização estética desta paisagem, o que reflete em uma consciência ecológica. Entre as pessoas da comunidade, a maioria indicou o poder público como o responsável pela gestão da área verde e pelo atual estágio de degradação, desconsiderando o papel da população local, enquanto que a maioria das(os) estudantes acredita que cabe à comunidade local decidir sobre o manejo da área. Finalmente, apesar da evidente falta de participação política no que diz respeito às decisões sobre o manejo da área verde, ficou evidente, através das sugestões de manejo, que a maioria entende a importância da recuperação e conservação da área e percebe o seu grande potencial como espaço de lazer para a população sendo unânime, nos dois grupos participantes, o desejo de participar desse processo
Titre en anglais
Environmental perception and landscape characterization of Água Quente stream watershed (São Carlos, SP) as a environmental education process stage
Mots-clés en anglais
environmental education in school and comunnity
environmental perception
participation
topophilia
watershed
Resumé en anglais
Environmental education with an ethic basis performs a valious way to help citizens comprehension of the importance to invest in integrated and participative municipal environmental management model as an important step to consolidate a fairy and sutainable society. The choosen area to develop this study is located in Água Quente stream watershed (São Carlos, SP) which is distinguished by its landscape and environmental attributes which oppose to the advanced degree of environmental degradation due an anthropic action not planned. Through landscape characterization (with emphasis to water quality and biodiversity) together with environmental perception plus knowledge about this ecossystem from inhabitants of the surround area and students of three public high school located into the watershed, we aim generate subsidies to environmental education programs and projects in schools and with community which seek landscape restoration. Limnological studies of Água Quente stream confirmed the low water quality of water bodies. Avian survey showed that in the region occur a significative number of species despite area impactation. Vegetation studies showed that the area has a high variety of plant species althought few cerrado and forest vegetation sites remained. Environmental perception and people knowledge showed that majority of local dwellers has a topophilic relation based mainly in a belonging feeling, in ecological conscienciounes and valorization of landscape aesthetic. Among community people was mainly indicated that public government is responsible for area management while students believe that community should decide about area destinations. Analysing environmental management sugestions pointed by community and students is clear that everyone understands the importance of restoration and conservation importance for the watershed and notice its great potencial as a laisure place
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2006-09-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.