• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-01082017-113702
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos José Chaves
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2005
Director
Tribunal
Belhot, Renato Vairo (Presidente)
Dib, Cláudio Zaki
Nagano, Marcelo Seido
Título en portugués
Uma contribuição à elaboração de livro-texto: uma aplicação à contabilidade
Palabras clave en portugués
Educação formal
Educação não formal
Ensino-aprendizagem
Estilos de aprendizagem
Livro-texto
Resumen en portugués
Em função da adequação reduzida da educação formal para atender às necessidades do estudante e da sociedade, este trabalho apresenta o livro-texto de natureza auto-instrutiva como elemento central de transição gradativa para uma educação menos formal. Nesse sentido, procura-se apresentar as características, vantagens e limitações dos sistemas educativos formais e não formais e o papel do "livro para aprendizagem" no planejamento e implantação de sistemas não formais, como um material instrucional criado com base nos princípios científicos da aprendizagem. O arcabouço teórico que sustentou tais princípios formou-se principalmente a partir de quatro autores, considerados como referência obrigatória aos estudiosos da ciência educacional. Dib; Bloom; Kolb; Felder. A escolha do tema contabilidade introdutória deve-se a sua importância como um pilar de sustentação ao curso de ciências contábeis, comprovado pelos inúmeros livros disponíveis no mercado, e pela experiência profissional do pesquisador, como contador e como docente da disciplina em questão. A partir das características verificadas nos livros-textos existentes e de idéias desenvolvidas na revisão da literatura foi proposto um modelo de referência que contivesse os atributos funcionais desejáveis num livro-texto que atenda às características de um ensino menos formal. Para tanto foram analisados 10 livros de contabilidade introdutória das principais editoras com o intuito de verificar a presença ou ausência desses atributos, e quando presentes em que grau. Com a presente pesquisa espera-se oferecer uma contribuição a elaboração de livros-textos aplicados ao ensino de contabilidade introdutória, evidenciar sua importância em termos de auto-aprendizagem e finalmente sugere-se a inclusão de objetivos instrucionais, seleção e organização de conteúdos; recursos utilizados; recursos complementares mínimos necessários que um livro-livro deve contemplar na busca de alternativas inovadoras em educação.
Título en inglés
Contribution to the text-book elaboration: application to accountancy
Palabras clave en inglés
Formal education
Non formal education
Styles of apprenticeship
Teaching-apprenticeship
Text-book
Resumen en inglés
According to the suitable reduction of formal education to supply the society and the students' needs, this article presents the text-book with self-instructive nature as a central element of gradual transition for a less formal education. This way, it tries to show the features, advantages and limitations from formal and non-formal educational systems and the "book for learning" role on planning and introduction of non formal systems, as an instructional material created with base on learning scientific principles. The theoretical framework, which supported such principles, was created mainly from four authors, considered as an obligatory reference for those who study the educational science. Dib; Bloom; Kolb; Felder. The theme introductory accountancy was chosen due to its importance as a pillar for the course of accountancy science. It was confirmed by the countless books available in the market and by the researcher's professional experience, as an accountant and as a professor of the referred subject. From the features checked on the existing text-books and from ideas developed on the literature review, a reference pattern was proposed, which had the desirable functional attributes in a book that attends the features of a less formal teaching. Therefore, ten books of introductory accountancy were analysed with the intention of verifying the presence or absence of these attributes, and whether present, in which degree. With such research, it is offered some contribution to the preparation of text-books applied to the introductory accountancy teaching, showing its importance in terms of self-learning and it finally suggests the inclusion of instructional purposes, contents selection and organization, used resources, minimum complementary resources needed in a text-book for searching innovating alternatives in teaching.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-08-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.