• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.18.2001.tde-05102001-002300
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Paula do Carmo Marcheti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2001
Director
Tribunal
Belhot, Renato Vairo (Presidente)
Santos, Fernando Cesar Almada
Traina, Antônio Fernando
Título en portugués
Aula expositiva, seminário e projeto no ensino de engenharia: um estudo exploratório utilizando a teoria das inteligências múltiplas.
Palabras clave en portugués
ensino de engenharia
estratégias de ensino
múltiplas inteligências
Resumen en portugués
Durante muito tempo o cerne de muitos processos de ensino e aprendizagem têm sido o “aprender a aprender”. As mudanças têm sido a característica mais estável ao longo dos tempos e é necessário adequar o processo de ensino e aprendizagem, para desenvolver profissionais melhores. O mercado atual provoca uma valorização de profissionais diferenciados, a aplicação de certas técnicas de gestão moderna exige competências específicas, e estas devem ser estimuladas no ambiente formal de aprendizagem (sala de aula). Nesse trabalho a incorporação da Teoria das Inteligências Múltiplas às estratégias de ensino aula: expositiva, seminário e projeto, dentro do curso de engenharia, tem como objetivo refletir sobre novas possibilidades de ensino que auxiliará o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de características pessoais e técnicas necessárias ao profissional em formação.
Título en inglés
Teaching estrategies: an exploratory study using the multiples inteligences theory.
Palabras clave en inglés
Engineering education
multiple intelligences
teaching strategies
Resumen en inglés
For a long time the heartwood of the learning and teaching process has been “how people can learn how to learn”. Nowadays, the changing process due to economy globalization a high competitive imposed by social changes leads to some adjustments on the learning and teaching process. The stock option available has to be fulfilled by professional with specific and nonconventional capabilities. The present paper deals with those aspects, concerning the engineering teaching process and the new exigencies of performance, and introduces the Multiples Intelligences Theory into the higher education. The Multiples Intelligences Theory is one of the available tools to revitalize the engineering teaching situation by been incorporated into the teaching methods: expositive class, seminars and project, on behalf of the learning process and to the development of personal and technical capability needed by the professional been formed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tdm.pdf (2.13 Mbytes)
Fecha de Publicación
2001-10-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.