• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2001.tde-05102001-002300
Document
Auteur
Nom complet
Ana Paula do Carmo Marcheti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2001
Directeur
Jury
Belhot, Renato Vairo (Président)
Santos, Fernando Cesar Almada
Traina, Antônio Fernando
Titre en portugais
Aula expositiva, seminário e projeto no ensino de engenharia: um estudo exploratório utilizando a teoria das inteligências múltiplas.
Mots-clés en portugais
ensino de engenharia
estratégias de ensino
múltiplas inteligências
Resumé en portugais
Durante muito tempo o cerne de muitos processos de ensino e aprendizagem têm sido o “aprender a aprender”. As mudanças têm sido a característica mais estável ao longo dos tempos e é necessário adequar o processo de ensino e aprendizagem, para desenvolver profissionais melhores. O mercado atual provoca uma valorização de profissionais diferenciados, a aplicação de certas técnicas de gestão moderna exige competências específicas, e estas devem ser estimuladas no ambiente formal de aprendizagem (sala de aula). Nesse trabalho a incorporação da Teoria das Inteligências Múltiplas às estratégias de ensino aula: expositiva, seminário e projeto, dentro do curso de engenharia, tem como objetivo refletir sobre novas possibilidades de ensino que auxiliará o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de características pessoais e técnicas necessárias ao profissional em formação.
Titre en anglais
Teaching estrategies: an exploratory study using the multiples inteligences theory.
Mots-clés en anglais
Engineering education
multiple intelligences
teaching strategies
Resumé en anglais
For a long time the heartwood of the learning and teaching process has been “how people can learn how to learn”. Nowadays, the changing process due to economy globalization a high competitive imposed by social changes leads to some adjustments on the learning and teaching process. The stock option available has to be fulfilled by professional with specific and nonconventional capabilities. The present paper deals with those aspects, concerning the engineering teaching process and the new exigencies of performance, and introduces the Multiples Intelligences Theory into the higher education. The Multiples Intelligences Theory is one of the available tools to revitalize the engineering teaching situation by been incorporated into the teaching methods: expositive class, seminars and project, on behalf of the learning process and to the development of personal and technical capability needed by the professional been formed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
tdm.pdf (2.13 Mbytes)
Date de Publication
2001-10-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.