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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1999.tde-06062024-160400
Document
Auteur
Nom complet
Wanderlei Lima de Paulo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1999
Directeur
Jury
Escrivao Filho, Edmundo (Président)
Alves Filho, Alceu Gomes
Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro
Titre en portugais
Análise da avaliação da produção na pequena empresa têxtil
Mots-clés en portugais
.
Resumé en portugais
Esta dissertação tem como objetivo principal fazer uma análise comparativa entre a avaliação da produção sob o ponto de vista do pequeno empresário têxtil e sob o ponto de vista de seus clientes. Possui caráter exploratório na medida em que busca identificar as razões de uma divergência entre as avaliações e em que busca levantar as dificuldades encontradas pelos empresários na melhoria de critérios competitivos da produção cujo desempenho não é satisfatório sob o ponto de vista dos clientes. A pesquisa foi desenvolvida junto a um grupo de pequenas empresas têxteis e de seus clientes situados na região de Americana (SP) e na cidade de São Paulo (SP). As empresas são do ramo da tecelagem plana de fios sintéticos e artificiais e os clientes são confecções voltadas ao mercado feminino. A produção de tais empresas foi avaliada em função dos principais critérios competitivos: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Como ferramenta de avaliação utilizou-se uma matriz de importância-desempenho que permite visualizar o grau de importância dos critérios competitivos para os clientes e o respectivo desempenho da empresa comparado aos concorrentes. Os resultados obtidos mostram uma divergência entre a percepção do pequeno empresário e as reais necessidades de seus clientes, que estaria associada a fatores como a ausência de uma pesquisa de mercado mais apurada bem como à própria dinâmica do setor têxtil. Por outro lado, muitas são as dificuldades apontadas pelos empresários em melhorar alguns critérios competitivos, como o lançamento de novos produtos por exemplo. Entre elas destaca-se a dificuldade na redução dos custos, associada à carga tributária e à própria dificuldade em negociar dentro da cadeia têxtil, em relação à concorrência e ainda incentivar futuras pesquisas na área que tenham como objetivo, por exemplo, desenvolver um modelo de planejamento da produção que possa melhorar o ) o posicionamento estratégico da produção da pequena empresa
Titre en anglais
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Mots-clés en anglais
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Resumé en anglais
The main goal of this dissertation is to make a comparative analysis of the productions assessment as made by the small textile producer and that made by his clients. This work is of an exploratory nature, as it tries to identify the reasons for the divergence between the above mentioned assessments, and as it tries to list the problems met by the entrepreneurs while trying to improve their productions competitive criteria whose performance is not satisfactory from the clients viewpoint. The research was conducted among a group of small textile companies and their clients, sited in the neighbourhood of Americana (SP) and the city of São Paulo (SP). The companies belong to the synthetic and artificial-threa d plane textiles sector and their clients are female clothing manufacturers. The production of these companies was assessed by the main competitive criteria: quality, speed of delivery, reliability, flexibility and cost. As the main assessment tool we used a matrix of importance/performance which shows the degree of importance of competitive criteria for the clients and the respective performance of a company relative to its competitors. The results show that the point of view of the small entrepreneur and that of its clients diverges. This divergence may be attributed to the absence of a careíully made market researches, as well as to the very dynamics of the textile sector. On the other hand, the entrepreneurs see many difFiculties in trying to improve competitive criteria, such as, for example, launching new products in the market. Among these stands out the difificulty in reducing costs, which is attributed to taxation and to the diíFiculty to negociate in the textile production chain. As its main contributions, this work wams the small textile entrepreneur for the importance of knowing the real needs of his clients and of the performance of his production relative to the competition. Also, we seek to create an incentive for flirther resear
 
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Date de Publication
2024-06-07
 
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