• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-10022017-155403
Document
Auteur
Nom complet
Cibele Aparecida Rodrigues Barbosa
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2003
Directeur
Jury
Moccellin, João Vitor (Président)
Cazarini, Edson Walmir
Oliveira Junior, Azauri Albano de
Titre en portugais
PONet: um protótipo de ambiente para ensino de engenharia a distância
Mots-clés en portugais
Educação à distância
Ferramentas de educação à distância
Pesquisa operacional
Resumé en portugais
O uso de novas tecnologias, do computador e da internet na educação viabiliza o estudo de uma nova maneira de transmissão de conhecimento. Um novo modelo de ensino-aprendizagem está se impondo no mundo inteiro. Ele é conhecido como Educação a Distância que se propõe em estender os sistemas educativos formais nos seus diferentes níveis aos setores da população que não possuem acesso aos mesmos. Com a necessidade desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de criar uma ferramenta de ensino a distância (protótipo) para ensinar engenharia, mas poderia ser utilizada por cursos de qualquer área. Como exemplo e caso prático, utilizou-se uma disciplina na área de Engenharia de Produção "Técnicas de Seqüenciamento e Programação de Operações em Máquinas" para auxiliar no aprendizado e na aplicação das técnicas de programação da produção podendo ser aplicado na área acadêmica ou nas indústrias surgindo assim o PONet.
Titre en anglais
PONet: an environment archetype for education distance engineering
Mots-clés en anglais
Distance education tools
Education in the distance
Operational research
Resumé en anglais
The use of new technologies, of the computer and internet on education make possible the study of a new way of knowledge transmission. A new model of teach-learning have been imposed worldwide. It is known as Distance Education that it considers in extending the formal educative systems in different levels to the sectors of the population that do not possess access to the same ones. With the necessity it was developed a research with the objective to create a distance education tool (archetype) to teach engineering but it could be used by courses of any area. As practical example and case it was used a discipline in the area of production engineering "Techniques of Sequencing and Scheduling in Machines" to assist in the learning and in the application of the programming techniques in the production, being able to be applied in the academic area or in the industries thus appearing the PONet.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-02-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.