• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2017.tde-10022017-155403
Documento
Autor
Nome completo
Cibele Aparecida Rodrigues Barbosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Moccellin, João Vitor (Presidente)
Cazarini, Edson Walmir
Oliveira Junior, Azauri Albano de
Título em português
PONet: um protótipo de ambiente para ensino de engenharia a distância
Palavras-chave em português
Educação à distância
Ferramentas de educação à distância
Pesquisa operacional
Resumo em português
O uso de novas tecnologias, do computador e da internet na educação viabiliza o estudo de uma nova maneira de transmissão de conhecimento. Um novo modelo de ensino-aprendizagem está se impondo no mundo inteiro. Ele é conhecido como Educação a Distância que se propõe em estender os sistemas educativos formais nos seus diferentes níveis aos setores da população que não possuem acesso aos mesmos. Com a necessidade desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de criar uma ferramenta de ensino a distância (protótipo) para ensinar engenharia, mas poderia ser utilizada por cursos de qualquer área. Como exemplo e caso prático, utilizou-se uma disciplina na área de Engenharia de Produção "Técnicas de Seqüenciamento e Programação de Operações em Máquinas" para auxiliar no aprendizado e na aplicação das técnicas de programação da produção podendo ser aplicado na área acadêmica ou nas indústrias surgindo assim o PONet.
Título em inglês
PONet: an environment archetype for education distance engineering
Palavras-chave em inglês
Distance education tools
Education in the distance
Operational research
Resumo em inglês
The use of new technologies, of the computer and internet on education make possible the study of a new way of knowledge transmission. A new model of teach-learning have been imposed worldwide. It is known as Distance Education that it considers in extending the formal educative systems in different levels to the sectors of the population that do not possess access to the same ones. With the necessity it was developed a research with the objective to create a distance education tool (archetype) to teach engineering but it could be used by courses of any area. As practical example and case it was used a discipline in the area of production engineering "Techniques of Sequencing and Scheduling in Machines" to assist in the learning and in the application of the programming techniques in the production, being able to be applied in the academic area or in the industries thus appearing the PONet.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-02-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.