• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2017.tde-10042017-160816
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Meneses de Melo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2001
Directeur
Jury
Carpinetti, Luiz César Ribeiro (Président)
Escrivão Filho, Edmundo
Martins, Manoel Fernando
Titre en portugais
Estudo e sistematização da identificação do objeto de estudo de benchmarking
Mots-clés en portugais
Alinhamento estratégico
Benchmarking
Critérios competitivos
Melhoria contínua
Resumé en portugais
O benchmarking é um processo pelo qual a organização identifica as melhores práticas de um objeto de estudo selecionado, e faz a s melhorias necessárias para alcançá-las. A identificação do objeto é uma etapa fundamental para que se evite que recursos sejam alocados em projetos que pouca ou nenhuma vantagem competitiva tragam à organização. Esta dissertação apresenta uma sistematização da etapa de identificação do objeto de estudo de benchmarking que leve em consideração a importância das dimensões competitivas para os clientes, o seu desempenho frente à concorrência e o alinhamento entre os projetos de benchmarking e as prioridades estratégicas de melhoria de desempenho organizacional. A proposta é detalhada com a apresentação de algumas ferramentas que podem ser úteis durante esta etapa de planejamento do processo de benchmarking. Após a apresentação da sistemática, dois casos de aplicação da proposta são relatados e discutidos. Mesmo diante das limitações e dificuldades ocorridas, as empresas mostraram-se bastante satisfeitas com os resultados apresentados, e certas de que se projetos de benchmarking fossem implementados a partir dos objetos de estudo identificados, eles trariam considerável vantagem competitiva para a organização.
Titre en anglais
Study and systematization of the benchmarking object of study identification
Mots-clés en anglais
Benchmarking
Competitive criteria
Continuous improvement
Strategical alignment
Resumé en anglais
Benchmarking is a process through which the organization identifies the best practices of a selected object of study, and makes improvements necessaries to reach them. The identification of the object of study is an important stage to prevent that resources be placed towards projects that little or no competitive advantage bring to the organization. This project presents a systematization of the benchmarking object of study identification stage that considers the importance of the competitive dimensions to the customers, its performance with relation to the competitors, and the alignment between the benchmarking projects and the strategical priorities of organizational performance improvement. The proposal is detailed with the presentation of some tools that can be useful during the benchmarking process planning stage. After the presentation of the systematics, two cases of application are presented and discussed. Although the limitations and difficulties in applying the proposal, the managers of the companies had shown themselves pleased with the presented results, and certain that if benchmarking projects were implemented from the identified objects of study, they would bring considerable competitive advantage for the organization.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-04-11
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • CARPINETTI, L. C. R., and MELO, A. M. What to benchmark? A systematic approach and cases. Benchmarking (Bradford), 2002, vol. 9, nº 3, p. 244-255.
  • CARPINETTI, L. C. R., et al. An application of an approach for identifying and deploying improvement actions. In IV SIMPOI / POMS 2001 - Int. Conf. of The Production Operations Management Society, Guaruja, 2001. Proceedings of the IV SIMPOI /POMS 2001., 2001.
  • MELO, A. M., e CARPINETTI, L. C. R. ESTUDO E SISTEMATIZAÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO DE BENCHMARKING. In XXI ENEGEP -Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 2001. Anais do XXI ENEGEP., 2001.
  • MELO, A. M., SILVA, W. T. S. E., e CARPINETTI, L. C. R. Proposta de Metodologia para Identificação de Objeto de Estudo de Benchmarking. In XX ENEGEP- Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Paulo, 2000. Anais do XX ENEGEP., 2000.
  • MELO, A. M., SILVA, W. T. S. E., e CARPINETTI, L. C. R. Utilização do Benchmarking por Empresas Brasileiras. In XX ENEGEP- Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Paulo, 2000. Anais do XX ENEGEP., 2000.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.