• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1998.tde-14062024-110440
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Ribeiro Martins
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Moccellin, Joao Vitor (Presidente)
Colenci Junior, Alfredo
Morabito Neto, Reinaldo
Título em português
Alcançando vantagem competitiva pela gestão da cadeia de suprimentos : estudo do caso Volkswagen do Brasil
Palavras-chave em português
cadeia de suprimento
distribuição enxuta
parcerias
sistema de distribuição
Resumo em português
À medida em que o foco competitivo se desloca para a prestação de serviços como estratégia de diferenciação de produto se torna cada vez menos visível ao consumidor, as empresas estão sendo pressionadas a desenvolver cadeias de suprimento de complexidade cada vez maior a fim de assisti-as mais eficazmente na entrega dos seus produtos aos seus clientes. Parece, entretanto, que a cadeia de distribuição de veículos automotivos (fluxo logístico que vai da montadora aos consumidores finais) tem ignorado esta tendência. Em contraste à cadeia de fornecimento de componentes de automóveis (fluxo logístico que vai dos fornecedores à montadora), que tem evoluído expressivamente, compelido pelos princípios de produção enxuta, os atuais sistemas de distribuição de veículos ainda permanecem basicamente os mesmos do começo do século, quando da sua origem. Esta dissertação tem por objetivo, portanto, contribuir para o aperfeiçoamento da administração da cadeia de distribuição de automóveis, simulando e analisando oportunidades ainda não aproveitadas para gerenciar eficazmente os sistemas de distribuição. Empreendeu-se, para tanto, uma revisão abrangente dos conceitos de cadeia de suprimento, identificando-se as forças motrizes para sistemas de suprimento enxuto e discutindo-se a sobrevivência da atual estrutura de distribuição de veículos. Desenvolveu-se, também, um estudo de caso com dados da VW do Brasil, no qual, pela utilização de um modelo de simulação por computador, sistemas sofisticados de distribuição foram testados, a fim de investigar os benefícios potenciais das práticas de distribuição enxuta para o mercado brasileiro. Os resultados demonstraram que as melhores iniciativas para sistemas eficazes de distribuição no mercado brasileiro são: Carteira de Pedidos Aberta, Centro de Distribuição e Redução do Prazo de Processamento de Pedidos na forma de Alteração de Pedidos. Estes sistemas provaram oferecer benefícios ) reais em termos de maximização da satisfação do consumidor, redução de custos, melhoria do controle de inventário e maior precisão no planejamento da produção
Título em inglês
Achieving competitive advantage by managing the supply chain : Volkswagen Brazil case study
Palavras-chave em inglês
distribution systems
lean distribution
partnerships
supply chain management
Resumo em inglês
As the focus of competition has shifted from products to Services, businesses are developing supply chains of increasing complexities to help them deliver their products to their customers. However, it seems that the car distribution chain (from manufacturer to customers) has been overlooking this trend. In contrast to the car component supply chain (from suppliers to manufacturer) that has made significant developments compelled by lean production principies, the new vehicle distribution Systems still remain very much the same as its original approach from the beginning of the century. Therefore, the purpose of this dissertation is to contribute to the enhancement of the vehicle supply chain management by simulating and analyzing new opportunities that exist in managing distribution systems effectively. To accomplish this aim, a comprehensive review of supply chain concepts, identification of the driving forces towards lean supply systems, and discussion of the surviving of the current distribution chain structure were conducted. Moreover, a case study on VW Brazil was also developed, where using a Computer simulation model, sophisticated supply systems were tested to investigate the potential benefits of these lean distribution practices to the Brazilian market. The fmdings of the simulation demonstrated that the best initiatives towards effective distribution systems to the Brazilian market are Open Order Pipeline systems, Distribution Centers and Lead-Time Reductions in the form of Order Amendment. These systems have proved to offer real benefits in terms of maximum customer satisfaction, lower costs, better inventory control and higher production planning accuracy.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.