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Master's Dissertation
Document
Author
Full name
Marcos Ribeiro Martins
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 1998
Supervisor
Committee
Moccellin, Joao Vitor (President)
Colenci Junior, Alfredo
Morabito Neto, Reinaldo
Title in Portuguese
Alcançando vantagem competitiva pela gestão da cadeia de suprimentos : estudo do caso Volkswagen do Brasil
Keywords in Portuguese
cadeia de suprimento
distribuição enxuta
parcerias
sistema de distribuição
Abstract in Portuguese
À medida em que o foco competitivo se desloca para a prestação de serviços como estratégia de diferenciação de produto se torna cada vez menos visível ao consumidor, as empresas estão sendo pressionadas a desenvolver cadeias de suprimento de complexidade cada vez maior a fim de assisti-as mais eficazmente na entrega dos seus produtos aos seus clientes. Parece, entretanto, que a cadeia de distribuição de veículos automotivos (fluxo logístico que vai da montadora aos consumidores finais) tem ignorado esta tendência. Em contraste à cadeia de fornecimento de componentes de automóveis (fluxo logístico que vai dos fornecedores à montadora), que tem evoluído expressivamente, compelido pelos princípios de produção enxuta, os atuais sistemas de distribuição de veículos ainda permanecem basicamente os mesmos do começo do século, quando da sua origem. Esta dissertação tem por objetivo, portanto, contribuir para o aperfeiçoamento da administração da cadeia de distribuição de automóveis, simulando e analisando oportunidades ainda não aproveitadas para gerenciar eficazmente os sistemas de distribuição. Empreendeu-se, para tanto, uma revisão abrangente dos conceitos de cadeia de suprimento, identificando-se as forças motrizes para sistemas de suprimento enxuto e discutindo-se a sobrevivência da atual estrutura de distribuição de veículos. Desenvolveu-se, também, um estudo de caso com dados da VW do Brasil, no qual, pela utilização de um modelo de simulação por computador, sistemas sofisticados de distribuição foram testados, a fim de investigar os benefícios potenciais das práticas de distribuição enxuta para o mercado brasileiro. Os resultados demonstraram que as melhores iniciativas para sistemas eficazes de distribuição no mercado brasileiro são: Carteira de Pedidos Aberta, Centro de Distribuição e Redução do Prazo de Processamento de Pedidos na forma de Alteração de Pedidos. Estes sistemas provaram oferecer benefícios ) reais em termos de maximização da satisfação do consumidor, redução de custos, melhoria do controle de inventário e maior precisão no planejamento da produção
Title in English
Achieving competitive advantage by managing the supply chain : Volkswagen Brazil case study
Keywords in English
distribution systems
lean distribution
partnerships
supply chain management
Abstract in English
As the focus of competition has shifted from products to Services, businesses are developing supply chains of increasing complexities to help them deliver their products to their customers. However, it seems that the car distribution chain (from manufacturer to customers) has been overlooking this trend. In contrast to the car component supply chain (from suppliers to manufacturer) that has made significant developments compelled by lean production principies, the new vehicle distribution Systems still remain very much the same as its original approach from the beginning of the century. Therefore, the purpose of this dissertation is to contribute to the enhancement of the vehicle supply chain management by simulating and analyzing new opportunities that exist in managing distribution systems effectively. To accomplish this aim, a comprehensive review of supply chain concepts, identification of the driving forces towards lean supply systems, and discussion of the surviving of the current distribution chain structure were conducted. Moreover, a case study on VW Brazil was also developed, where using a Computer simulation model, sophisticated supply systems were tested to investigate the potential benefits of these lean distribution practices to the Brazilian market. The fmdings of the simulation demonstrated that the best initiatives towards effective distribution systems to the Brazilian market are Open Order Pipeline systems, Distribution Centers and Lead-Time Reductions in the form of Order Amendment. These systems have proved to offer real benefits in terms of maximum customer satisfaction, lower costs, better inventory control and higher production planning accuracy.
 
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Publishing Date
2024-06-14
 
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