• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2003.tde-16052024-145210
Documento
Autor
Nombre completo
Elaine de Oliveira Machado
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Farah, Osvaldo Elias
Tachibana, Wilson Kendy
Título en portugués
Análise estratégica na gestão de pequenas empresas de prestação de serviços : proposição de um modelo no setor hoteleiro de São Carlos
Palabras clave en portugués
empreendedor hoteleiro
gestão das organizações hoteleiras
gestor na pequena hotelaria
pequena empresa hoteleira
planejamento estratégico
sistemas de informação
Resumen en portugués
O objetivo principal desta pesquisa é adequar e aprimorar, para o setor de serviços, um roteiro de planejamento estratégico, elaborado para pequenas empresas industriais, por meio da aplicação em pequenas empresas de hotelaria. O planejamento estratégico se encontra pouco difundido na pequena empresa. As pequenas empresas brasileiras não têm uma cultura de planejamento estratégico. A falta de planejamento estratégico na pequena empresa implica numa ineficiência nas suas tomadas de decisões estratégicas. As pequenas empresas de hotelaria se caracterizam pela falta de utilização do planejamento estratégico nas suas tomadas de decisões. A metodologia de aplicação a ser desenvolvida será da pesquisa-exploratória, a qual consiste numa categoria de pesquisa qualitativa, cujo objetivo de estudo é descrever, registrar, analisar e interpretar os fenômenos, procurando conhecer o seu funcionamento presente. Para atingir os objetivos propostos realizou-se um trabalho de campo em quatro hotéis da cidade de São Carlos (SP). Como resultado sistematizou um roteiro de planejamento estratégico próprio para o setor de serviços hoteleiro. Desta forma, a importância desta pesquisa está na contribuição acadêmica que se pretende oferecer aos pesquisadores, executivos pertencentes ao ramo de hospedagem, e outras instituições interessadas no assunto, no sentido de promover um maior entendimento sobre as práticas de planejamento estratégico aplicado na pequena empresa hoteleira
Título en inglés
Strategic analysis in the administralion ofsmall installment companies and services : proposition of a model in the hotel section of São Carlos
Palabras clave en inglés
hotel entrepreneurs
information systems
management of hotel organizations
management of small hotel companies
small hotel company
strategic planning
Resumen en inglés
The main objective of this research is to adapt and improve a route of strategic planning, elaborated for small industrial companies, through its application in small hotel companies. The strategic planning has been little spread in small companies. The small brazilian companies do not have a culture of strategic planning and states that the lack of strategic planning in small companies implicates in an inefficiency in their making of strategic decisions. The that small hotel companies are characterized by the lack of use of strategic planning in their making of decisions. The application methodology to be developed will be research-exploratory. It consists of a category of qualitative research, whose study objective is to describe, register, analyze and interpret the phenomena in order to know their present operation. To reach the objectives proposed in this research a field work was developed in four hotels São Carlos (SP) a result the systematization a route of strategic planning is for the section of hotel services. Thus, the importance of this research lies upon the academic contribution that it intends to offer to researchers, executives belonging to the lodging branch and other interested institutions in the subject, in the sense of promoting a larger understanding of the practices of applied strategic planning in small hotel companies
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.