• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2003.tde-16052024-145210
Documento
Autor
Nome completo
Elaine de Oliveira Machado
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Farah, Osvaldo Elias
Tachibana, Wilson Kendy
Título em português
Análise estratégica na gestão de pequenas empresas de prestação de serviços : proposição de um modelo no setor hoteleiro de São Carlos
Palavras-chave em português
empreendedor hoteleiro
gestão das organizações hoteleiras
gestor na pequena hotelaria
pequena empresa hoteleira
planejamento estratégico
sistemas de informação
Resumo em português
O objetivo principal desta pesquisa é adequar e aprimorar, para o setor de serviços, um roteiro de planejamento estratégico, elaborado para pequenas empresas industriais, por meio da aplicação em pequenas empresas de hotelaria. O planejamento estratégico se encontra pouco difundido na pequena empresa. As pequenas empresas brasileiras não têm uma cultura de planejamento estratégico. A falta de planejamento estratégico na pequena empresa implica numa ineficiência nas suas tomadas de decisões estratégicas. As pequenas empresas de hotelaria se caracterizam pela falta de utilização do planejamento estratégico nas suas tomadas de decisões. A metodologia de aplicação a ser desenvolvida será da pesquisa-exploratória, a qual consiste numa categoria de pesquisa qualitativa, cujo objetivo de estudo é descrever, registrar, analisar e interpretar os fenômenos, procurando conhecer o seu funcionamento presente. Para atingir os objetivos propostos realizou-se um trabalho de campo em quatro hotéis da cidade de São Carlos (SP). Como resultado sistematizou um roteiro de planejamento estratégico próprio para o setor de serviços hoteleiro. Desta forma, a importância desta pesquisa está na contribuição acadêmica que se pretende oferecer aos pesquisadores, executivos pertencentes ao ramo de hospedagem, e outras instituições interessadas no assunto, no sentido de promover um maior entendimento sobre as práticas de planejamento estratégico aplicado na pequena empresa hoteleira
Título em inglês
Strategic analysis in the administralion ofsmall installment companies and services : proposition of a model in the hotel section of São Carlos
Palavras-chave em inglês
hotel entrepreneurs
information systems
management of hotel organizations
management of small hotel companies
small hotel company
strategic planning
Resumo em inglês
The main objective of this research is to adapt and improve a route of strategic planning, elaborated for small industrial companies, through its application in small hotel companies. The strategic planning has been little spread in small companies. The small brazilian companies do not have a culture of strategic planning and states that the lack of strategic planning in small companies implicates in an inefficiency in their making of strategic decisions. The that small hotel companies are characterized by the lack of use of strategic planning in their making of decisions. The application methodology to be developed will be research-exploratory. It consists of a category of qualitative research, whose study objective is to describe, register, analyze and interpret the phenomena in order to know their present operation. To reach the objectives proposed in this research a field work was developed in four hotels São Carlos (SP) a result the systematization a route of strategic planning is for the section of hotel services. Thus, the importance of this research lies upon the academic contribution that it intends to offer to researchers, executives belonging to the lodging branch and other interested institutions in the subject, in the sense of promoting a larger understanding of the practices of applied strategic planning in small hotel companies
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.