• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2003.tde-20052003-004345
Documento
Autor
Nombre completo
Muriel de Oliveira Gavira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Moccellin, Joao Vitor (Presidente)
Campos, Fernando Celso de
Cazarini, Edson Walmir
Título en portugués
Simulação computacional como uma ferramenta de aquisição de conhecimento.
Palabras clave en portugués
conhecimento
dinâmica de sistemas
simulação
Resumen en portugués
Nos últimos anos, a simulação computacional vem assumindo uma importância cada vez maior como ferramenta de aquisição de conhecimento. Na simulação desenvolvida nos primórdios da Pesquisa Operacional, os problemas eram resolvidos por meio da obtenção dos melhores resultados possíveis para cada parte individual do modelo. Entretanto, à medida que a complexidade dos problemas cresceu, surgiu a necessidade de se utilizar uma abordagem mais sistêmica e generalista. A simulação utilizou-se, inicialmente, de linguagens de programação geral, como o FORTRAN. Mas, à medida que a complexidade das observações e a capacidade dos recursos computacionais cresceram, surgiram os programas de simulação de propósito geral (como o GPSS) e os baseados na Dinâmica dos Sistemas (DYNAMO, STELLA etc). Essa metodologia (dinâmica dos sistemas) faz uso do conceito de pensamento sistêmico para a resolução de problemas e para o estudo de sistemas. Nesse contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo identificar e analisar os aspectos potenciais da simulação enquanto ferramenta de aquisição de conhecimento. Para atingir esse objetivo, aplica-se a simulação a um sistema de fila de uma fábrica de componentes plásticos.
Título en inglés
Computer simulation: a tool to acquiring knowledge.
Palabras clave en inglés
knowledge
simulation
system dynamics
Resumen en inglés
In the last years, the computer simulation has become a vital tool in the development of several self-learning techniques, as well in the acquisition of knowledge in the engineering teaching and in the managerial training. The simulation used in the early years of the Operational Research boarded the potential problems by obtaining the best possible results for each part of the model. However, as the complexity of such problems increased, the need for more systemic and generalist approaches has also increased. Initially, the simulation was performed by general programming languages as FORTRAN. But, as the complexity of the observations and the capability of the computer resources increased, Simulation Languages (like GPSS) and Dynamic System Simulation Software (dynamo, STELLA etc) were developed. This methodology (“System Dynamics") uses concepts of the systemic thought to solve problems and to analyze systems. In that context, the main objectives of this work are to identify and to analyze the potential aspects of the simulation based on System Dynamics when applied in the engineering teaching and in the managerial training.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Gavira1.pdf (2.42 Mbytes)
Fecha de Publicación
2003-06-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.