• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-23092008-150021
Documento
Autor
Nome completo
Renata Mirella Farina
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Caritá, Edilson Carlos
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo
Título em português
Contribuições do ambiente virtual de aprendizagem para o desenvolvimento de competências do engenheiro de produção utilizando o PBL
Palavras-chave em português
Aprendizagem colaborativa
AVA
Competências
Equipes
PBL
Resumo em português
A formação dos engenheiros de produção com competências capazes de se tornarem profissionais adequados para trabalhar em equipes, resolver problemas de forma rápida e colaborativa, em redes e acompanhar as inovações tecnológicas no parque industrial e na administração das empresas, necessidades inerentes ao contexto da sociedade da informação, mostrou-se insuficiente, onde a metodologia tradicional de ensino não tem permitido, de forma adequada, a obtenção desses propósitos. O objetivo desta dissertação é propor a implementação de melhoria no desenvolvimento das competências profissionais no ensino de engenharia de produção com o auxílio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - MOODLE e a metodologia PBL (Problem Based Learning). A metodologia que será utilizada é a pesquisa bibliográfica na utilização do PBL em vários cursos e também a criação de um protótipo com as duas ferramentas para a disciplina Sistema de Informação no curso de graduação de engenharia de produção, com o propósito de possibilitar a validação da proposta na continuidade do trabalho após a defesa da dissertação.
Título em inglês
Virtual learning environment contributions for the development of the production engineer competencies using the PBL
Palavras-chave em inglês
Collaborative learning
Competencies
PBL
Teams
VLE
Resumo em inglês
The traditional teaching method in the production engineer formation is inadequate to promote the development of their necessary competencies. The information society environment requires team working, quickly problems solving in a collaborative network, and keeping up with the technology innovation in the industrial plants and in the organizations management. This dissertation proposes an improvement of the professional competencies development in the production engineering teaching with the aid of a Virtual Learning Environment (VLE) - MOODLE and the PBL methodology (Problem Based Learning). The library searching methodology will be used when applying PBL into various courses. A prototype will also be applied with both tools in the Information System subject matter included in the production engineering graduation course. The purpose is to validate the proposal following the dissertation presentation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-10-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.