• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2004.tde-24112004-073829
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Luiz Tonissi Migliato
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2004
Director
Tribunal
Escrivao Filho, Edmundo (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Araujo Filho, Targino de
Título en portugués
Planejamento estratégico situacional aplicado à pequena empresa : estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (hoteleiro) da região de Brotas-SP
Palabras clave en portugués
especificidades da pequena empresa
estratégia
planejamento estratégico
planejamento estratégico situacional
Resumen en portugués
Este trabalho teve por objetivo aprimorar a adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico empresarial às pequenas empresas, introduzindo alguns conceitos e elementos do planejamento estratégico situacional (PES). Foi apresentada uma revisão bibliográfica sobre metodologias de planejamento estratégico, especificidades das pequenas empresas e método PES, o que permitiu definir as variáveis da pesquisa. O trabalho de campo foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram estudadas quatro empresas hoteleiras de pequeno porte, instaladas na cidade de Brotas/SP e uma média empresa sediada na cidade de Águas de São Pedro. A pesquisa de campo permitiu identificar alguns conceitos e elementos do método PES com potencial para contribuir com o aprimoramento da adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico empresarial às pequenas empresas. Na segunda etapa, foi desenvolvido um roteiro de elaboração de planejamento estratégico fundamentado na metodologia de planejamento estratégico empresarial e incrementado com os conceitos do método PES identificados na primeira etapa. O roteiro foi aplicado em um pequeno hotel da região de São Carlos com o objetivo de se avaliar na prática a utilidade desses conceitos. Esta pesquisa constatou que a pequena empresa possui algumas especificidades que influenciam o desenvolvimento de seu processo de elaboração de estratégias. Elas não podem ser ignoradas pelas metodologias de planejamento que se destinem a auxiliá-la nessa atividade. Algumas dessas especificidades referem-se ao modo espontâneo com que seu dirigente formula planos e estratégias. Concluiu-se que o método PES, por apresentar algumas ferramentas que exploram essa forma natural do dirigente elaborar suas estratégias, pôde contribuir com o aprimoramento da adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico às pequenas empresas
Título en inglés
Situational strategic planning applied to small enterprises : comparative cases studies in the hotel sector of Brotas-SP
Palabras clave en inglés
characteristics of small companies
situational strategic planning
strategic
strategic planning
Resumen en inglés
This dissertation presents proposals for the improvement of the adjustment and application of the corporate strategic planning methodology to small enterprises using concepts and elements of the situational strategic planning (SSP). It presents a bibliographical revision on the corporate strategic planning methodologies, specific characteristics of small companies and the SSP method, which defined the variables of the research. The fieldwork was divided into two parts. In the first part, four small hotels located in Brotas and a medium sized business located in Águas de São Pedro were studied. The fieldwork allowed identifying some concepts and elements of the SSP method with potential to contribute to the improvement of the adequacy and application of the corporate strategic planning methodology to small businesses. In the second part, the elaboration of a strategic planning guideline was formulated based on the corporate strategic planning methodology and incremented with concepts and elements of the SSP method that were identified in the first part. The guideline was applied to a small hotel in the region of São Carlos to evaluate the practical application of these concepts. It was verified that the small business has some specific characteristics that influence the development of its process of strategic elaboration. They can not be ignored by the planning methodologies created to assist them in this activity. Some of these specific characteristics refer to the spontaneous way in the which owner formulates his/her plans and strategies. The conclusion was that, by presenting tools that explore the natural way the owner elaborates his/her strategies, the SSP method can contribute to the improvement of the adequacy and application of the corporate strategic planning to small businesses
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DissertacaoMigliato.pdf (736.82 Kbytes)
Fecha de Publicación
2005-01-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.