• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2004.tde-24112004-073829
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Luiz Tonissi Migliato
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2004
Directeur
Jury
Escrivao Filho, Edmundo (Président)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Araujo Filho, Targino de
Titre en portugais
Planejamento estratégico situacional aplicado à pequena empresa : estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (hoteleiro) da região de Brotas-SP
Mots-clés en portugais
especificidades da pequena empresa
estratégia
planejamento estratégico
planejamento estratégico situacional
Resumé en portugais
Este trabalho teve por objetivo aprimorar a adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico empresarial às pequenas empresas, introduzindo alguns conceitos e elementos do planejamento estratégico situacional (PES). Foi apresentada uma revisão bibliográfica sobre metodologias de planejamento estratégico, especificidades das pequenas empresas e método PES, o que permitiu definir as variáveis da pesquisa. O trabalho de campo foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram estudadas quatro empresas hoteleiras de pequeno porte, instaladas na cidade de Brotas/SP e uma média empresa sediada na cidade de Águas de São Pedro. A pesquisa de campo permitiu identificar alguns conceitos e elementos do método PES com potencial para contribuir com o aprimoramento da adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico empresarial às pequenas empresas. Na segunda etapa, foi desenvolvido um roteiro de elaboração de planejamento estratégico fundamentado na metodologia de planejamento estratégico empresarial e incrementado com os conceitos do método PES identificados na primeira etapa. O roteiro foi aplicado em um pequeno hotel da região de São Carlos com o objetivo de se avaliar na prática a utilidade desses conceitos. Esta pesquisa constatou que a pequena empresa possui algumas especificidades que influenciam o desenvolvimento de seu processo de elaboração de estratégias. Elas não podem ser ignoradas pelas metodologias de planejamento que se destinem a auxiliá-la nessa atividade. Algumas dessas especificidades referem-se ao modo espontâneo com que seu dirigente formula planos e estratégias. Concluiu-se que o método PES, por apresentar algumas ferramentas que exploram essa forma natural do dirigente elaborar suas estratégias, pôde contribuir com o aprimoramento da adequação e aplicação da metodologia de planejamento estratégico às pequenas empresas
Titre en anglais
Situational strategic planning applied to small enterprises : comparative cases studies in the hotel sector of Brotas-SP
Mots-clés en anglais
characteristics of small companies
situational strategic planning
strategic
strategic planning
Resumé en anglais
This dissertation presents proposals for the improvement of the adjustment and application of the corporate strategic planning methodology to small enterprises using concepts and elements of the situational strategic planning (SSP). It presents a bibliographical revision on the corporate strategic planning methodologies, specific characteristics of small companies and the SSP method, which defined the variables of the research. The fieldwork was divided into two parts. In the first part, four small hotels located in Brotas and a medium sized business located in Águas de São Pedro were studied. The fieldwork allowed identifying some concepts and elements of the SSP method with potential to contribute to the improvement of the adequacy and application of the corporate strategic planning methodology to small businesses. In the second part, the elaboration of a strategic planning guideline was formulated based on the corporate strategic planning methodology and incremented with concepts and elements of the SSP method that were identified in the first part. The guideline was applied to a small hotel in the region of São Carlos to evaluate the practical application of these concepts. It was verified that the small business has some specific characteristics that influence the development of its process of strategic elaboration. They can not be ignored by the planning methodologies created to assist them in this activity. Some of these specific characteristics refer to the spontaneous way in the which owner formulates his/her plans and strategies. The conclusion was that, by presenting tools that explore the natural way the owner elaborates his/her strategies, the SSP method can contribute to the improvement of the adequacy and application of the corporate strategic planning to small businesses
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
DissertacaoMigliato.pdf (736.82 Kbytes)
Date de Publication
2005-01-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.