• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2000.tde-29052024-102202
Documento
Autor
Nombre completo
Luiz Roberto de Camargo Ribeiro
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2000
Director
Tribunal
Belhot, Renato Vairo (Presidente)
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento
Título en portugués
Programas da qualidade total e educação : reflexões sobre a utilização de seus princípios no ensino de engenharia
Palabras clave en portugués
ensino de engenharia
gestão da qualidade total
gestão educacional
qualidade em ensino
Resumen en portugués
O atual passo da tecnologia, a rápida disseminação de novos produtos e processos e a crescente competição do mercado mundial exigem uma constante reavaliação do campo de atuação do engenheiro. De modo a acompanhar os novos desewnvolvimentos científicos, tecnológicos e humanos, estes profissionais devem ter uma formação sólida e abrangente, e atualizar-se constatemente de modo a melhor responder às demandas da sociedade. O ensino de engenharia e o ensino superior como um todo têm um importante papel a cumprir perante a sociedade dentro do presente contexto econômico mundial: na difusão e aplicação de conhecimento e tecnologias e na capacitação e atualização dos seus profissionais. Os programas de Gestão da Qualidade Total podem contribuir com princípios norteadores e ferramentas úteis às universidades para se adaptarem mais eficazmente a este rápido processo de mudanças e satisfazerem as necessidades de seus clientes, alunos, empregadores, contribuintes, entreoutros. Ao encorajar a universidade a refletir sobre sua missão, os programas de Gestão da Qualidade Total somam-se ao esforço para a democratização do ensino e para a criação de uma sociedade mais justa
Título en inglés
Total quality programs and education : reflections on the utilization of their principles in the teaching of engineering
Palabras clave en inglés
education management
engineering education
quality in education
total quality management
Resumen en inglés
The present pace of technology, the rapid diffusion of new products and processes, and the increasing competition in the world market demand the constant reevaluation of the work field of engineers. In order to be able to follow the new scientífic, technological and human developments these professionals must have a solid and comprehensive education, and continuously update their knowledge so as to adequately respond to societys needs. Engineering educatíon and higher education on the whole have an important role to accomplish in society with respect to the present world economic context: in the diffusíon and application of knowledge and technologies, and professional updating of its citizens. Total Quality Management programs may contribute guiding principles and useful tools to universities so as to help them adapt more effectively to these rapid changes and to fulfill their costumer's needs, e.g. students, employers, taxpayers, etc. By encouraginguniversities to reflect on their mission the Total Quality Management programs join in the effort towards the democratization of education and the creation of a more equitable society.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.