• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2000.tde-29052024-102202
Document
Auteur
Nom complet
Luiz Roberto de Camargo Ribeiro
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2000
Directeur
Jury
Belhot, Renato Vairo (Président)
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento
Titre en portugais
Programas da qualidade total e educação : reflexões sobre a utilização de seus princípios no ensino de engenharia
Mots-clés en portugais
ensino de engenharia
gestão da qualidade total
gestão educacional
qualidade em ensino
Resumé en portugais
O atual passo da tecnologia, a rápida disseminação de novos produtos e processos e a crescente competição do mercado mundial exigem uma constante reavaliação do campo de atuação do engenheiro. De modo a acompanhar os novos desewnvolvimentos científicos, tecnológicos e humanos, estes profissionais devem ter uma formação sólida e abrangente, e atualizar-se constatemente de modo a melhor responder às demandas da sociedade. O ensino de engenharia e o ensino superior como um todo têm um importante papel a cumprir perante a sociedade dentro do presente contexto econômico mundial: na difusão e aplicação de conhecimento e tecnologias e na capacitação e atualização dos seus profissionais. Os programas de Gestão da Qualidade Total podem contribuir com princípios norteadores e ferramentas úteis às universidades para se adaptarem mais eficazmente a este rápido processo de mudanças e satisfazerem as necessidades de seus clientes, alunos, empregadores, contribuintes, entreoutros. Ao encorajar a universidade a refletir sobre sua missão, os programas de Gestão da Qualidade Total somam-se ao esforço para a democratização do ensino e para a criação de uma sociedade mais justa
Titre en anglais
Total quality programs and education : reflections on the utilization of their principles in the teaching of engineering
Mots-clés en anglais
education management
engineering education
quality in education
total quality management
Resumé en anglais
The present pace of technology, the rapid diffusion of new products and processes, and the increasing competition in the world market demand the constant reevaluation of the work field of engineers. In order to be able to follow the new scientífic, technological and human developments these professionals must have a solid and comprehensive education, and continuously update their knowledge so as to adequately respond to societys needs. Engineering educatíon and higher education on the whole have an important role to accomplish in society with respect to the present world economic context: in the diffusíon and application of knowledge and technologies, and professional updating of its citizens. Total Quality Management programs may contribute guiding principles and useful tools to universities so as to help them adapt more effectively to these rapid changes and to fulfill their costumer's needs, e.g. students, employers, taxpayers, etc. By encouraginguniversities to reflect on their mission the Total Quality Management programs join in the effort towards the democratization of education and the creation of a more equitable society.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.