• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2000.tde-29052024-102202
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Roberto de Camargo Ribeiro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Belhot, Renato Vairo (Presidente)
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento
Título em português
Programas da qualidade total e educação : reflexões sobre a utilização de seus princípios no ensino de engenharia
Palavras-chave em português
ensino de engenharia
gestão da qualidade total
gestão educacional
qualidade em ensino
Resumo em português
O atual passo da tecnologia, a rápida disseminação de novos produtos e processos e a crescente competição do mercado mundial exigem uma constante reavaliação do campo de atuação do engenheiro. De modo a acompanhar os novos desewnvolvimentos científicos, tecnológicos e humanos, estes profissionais devem ter uma formação sólida e abrangente, e atualizar-se constatemente de modo a melhor responder às demandas da sociedade. O ensino de engenharia e o ensino superior como um todo têm um importante papel a cumprir perante a sociedade dentro do presente contexto econômico mundial: na difusão e aplicação de conhecimento e tecnologias e na capacitação e atualização dos seus profissionais. Os programas de Gestão da Qualidade Total podem contribuir com princípios norteadores e ferramentas úteis às universidades para se adaptarem mais eficazmente a este rápido processo de mudanças e satisfazerem as necessidades de seus clientes, alunos, empregadores, contribuintes, entreoutros. Ao encorajar a universidade a refletir sobre sua missão, os programas de Gestão da Qualidade Total somam-se ao esforço para a democratização do ensino e para a criação de uma sociedade mais justa
Título em inglês
Total quality programs and education : reflections on the utilization of their principles in the teaching of engineering
Palavras-chave em inglês
education management
engineering education
quality in education
total quality management
Resumo em inglês
The present pace of technology, the rapid diffusion of new products and processes, and the increasing competition in the world market demand the constant reevaluation of the work field of engineers. In order to be able to follow the new scientífic, technological and human developments these professionals must have a solid and comprehensive education, and continuously update their knowledge so as to adequately respond to societys needs. Engineering educatíon and higher education on the whole have an important role to accomplish in society with respect to the present world economic context: in the diffusíon and application of knowledge and technologies, and professional updating of its citizens. Total Quality Management programs may contribute guiding principles and useful tools to universities so as to help them adapt more effectively to these rapid changes and to fulfill their costumer's needs, e.g. students, employers, taxpayers, etc. By encouraginguniversities to reflect on their mission the Total Quality Management programs join in the effort towards the democratization of education and the creation of a more equitable society.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.