• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2000.tde-29052024-145428
Documento
Autor
Nombre completo
Mauro Massahico Nakamura
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2000
Director
Tribunal
Escrivao Filho, Edmundo (Presidente)
Guerrini, Fabio Muller
Sacomano, Jose Benedito
Título en portugués
Estratégia empresarial para as pequenas e médias empresas : recomendações práticas para empresas industriais do setor metal-mecânico de São Carlos - SP
Palabras clave en portugués
estratégia empresarial
pequenas e médias empresas
recomendações práticas
Resumen en portugués
O principal objetivo da pesquisa foi propor recomendações práticas sobre Estratégia Empresarial para as pequenas e médias empresas. Esta preocupação justifica-se pelo fato de que a maior parte da literatura sobre o tema Estratégia, assim como asTeorias Administrativas, está baseada em grandes empresas. A revisão bibliográfica revela que o Pensamento Estratégico Empresarial fundamenta-se no processo formal de formulação e estabelecimento de planos como forma de influenciar e moldar ocomportamento de uma organização. A gestão através do processo formal adequa-se muito bem às grandes organizações burocráticas, onde a formalidade e a impessoalidade propiciam a eficiência dos planos. Entretanto, numa pequena empresa ainformalidade e a pessoalidade são características marcantes, fazendo com que a eficiência dos planos em conseguir prever e moldar o camportamento da organização fique, muitas vezes, comprometida. Desse modo, foram executadas as seguintesetapas: análise dos fundamentos teóricos do processo formal de formulação e estabelecimento da Estratégia Empresarial através do estudo da origem e evolução do Pensamento Estratégico Empresarial; avaliação da utilidade deste processo à gestãodas pequenas e médias empresas através de trabalho de campo em cinco empresas; proposição de recomendações práticas exequíveis ao pequeno empresário
Título en inglés
.
Palabras clave en inglés
.
Resumen en inglés
.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.