• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2000.tde-29052024-145428
Document
Auteur
Nom complet
Mauro Massahico Nakamura
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2000
Directeur
Jury
Escrivao Filho, Edmundo (Président)
Guerrini, Fabio Muller
Sacomano, Jose Benedito
Titre en portugais
Estratégia empresarial para as pequenas e médias empresas : recomendações práticas para empresas industriais do setor metal-mecânico de São Carlos - SP
Mots-clés en portugais
estratégia empresarial
pequenas e médias empresas
recomendações práticas
Resumé en portugais
O principal objetivo da pesquisa foi propor recomendações práticas sobre Estratégia Empresarial para as pequenas e médias empresas. Esta preocupação justifica-se pelo fato de que a maior parte da literatura sobre o tema Estratégia, assim como asTeorias Administrativas, está baseada em grandes empresas. A revisão bibliográfica revela que o Pensamento Estratégico Empresarial fundamenta-se no processo formal de formulação e estabelecimento de planos como forma de influenciar e moldar ocomportamento de uma organização. A gestão através do processo formal adequa-se muito bem às grandes organizações burocráticas, onde a formalidade e a impessoalidade propiciam a eficiência dos planos. Entretanto, numa pequena empresa ainformalidade e a pessoalidade são características marcantes, fazendo com que a eficiência dos planos em conseguir prever e moldar o camportamento da organização fique, muitas vezes, comprometida. Desse modo, foram executadas as seguintesetapas: análise dos fundamentos teóricos do processo formal de formulação e estabelecimento da Estratégia Empresarial através do estudo da origem e evolução do Pensamento Estratégico Empresarial; avaliação da utilidade deste processo à gestãodas pequenas e médias empresas através de trabalho de campo em cinco empresas; proposição de recomendações práticas exequíveis ao pequeno empresário
Titre en anglais
.
Mots-clés en anglais
.
Resumé en anglais
.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.