• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2000.tde-29052024-145428
Documento
Autor
Nome completo
Mauro Massahico Nakamura
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Escrivao Filho, Edmundo (Presidente)
Guerrini, Fabio Muller
Sacomano, Jose Benedito
Título em português
Estratégia empresarial para as pequenas e médias empresas : recomendações práticas para empresas industriais do setor metal-mecânico de São Carlos - SP
Palavras-chave em português
estratégia empresarial
pequenas e médias empresas
recomendações práticas
Resumo em português
O principal objetivo da pesquisa foi propor recomendações práticas sobre Estratégia Empresarial para as pequenas e médias empresas. Esta preocupação justifica-se pelo fato de que a maior parte da literatura sobre o tema Estratégia, assim como asTeorias Administrativas, está baseada em grandes empresas. A revisão bibliográfica revela que o Pensamento Estratégico Empresarial fundamenta-se no processo formal de formulação e estabelecimento de planos como forma de influenciar e moldar ocomportamento de uma organização. A gestão através do processo formal adequa-se muito bem às grandes organizações burocráticas, onde a formalidade e a impessoalidade propiciam a eficiência dos planos. Entretanto, numa pequena empresa ainformalidade e a pessoalidade são características marcantes, fazendo com que a eficiência dos planos em conseguir prever e moldar o camportamento da organização fique, muitas vezes, comprometida. Desse modo, foram executadas as seguintesetapas: análise dos fundamentos teóricos do processo formal de formulação e estabelecimento da Estratégia Empresarial através do estudo da origem e evolução do Pensamento Estratégico Empresarial; avaliação da utilidade deste processo à gestãodas pequenas e médias empresas através de trabalho de campo em cinco empresas; proposição de recomendações práticas exequíveis ao pequeno empresário
Título em inglês
.
Palavras-chave em inglês
.
Resumo em inglês
.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.