• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-31072017-115913
Document
Auteur
Nom complet
Emilson Antonio Martinez Roveri
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2004
Directeur
Jury
Cazarini, Edson Walmir (Président)
Costa, André Lucirton
Escrivão Filho, Edmundo
Titre en portugais
A simulação no ensino da gestão da produção
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Educação
Ensino
Simulação
Treinamento
Resumé en portugais
Os projetos pedagógicos dos cursos de engenharia de produção e de administração trazem em suas matrizes curriculares disciplinas que abordam assuntos relacionados à gestão da produção. Estes projetos pedagógicos procuram, com isto, desenvolver competências nesta área e, para tal, a maioria dos professores tem buscado este desenvolvimento por meio de aulas expositivas e de exercícios. Estas estratégias pedagógicas podem não ser suficientes para que competências para a solução de problemas pouco estruturados (inerentes à profissão de gestor da produção) possam ser desenvolvidas. Além disso, estas estratégias tradicionais contemplam apenas os estilos de aprendizagem de alunos que Kolb classifica como "assimiladores" e "convergentes". Neste trabalho é explorada a contribuição que a simulação pode trazer para o desenvolvimento de competências em gestão de produção e para a adequação de estratégias pedagógicas complementares a alunos com estilos de aprendizagem "divergentes" e "adaptadores". Para tanto, desenvolveu-se pesquisa bibliográfica seguida de uma experiência de utilização da simulação em uma turma do curso de administração de uma universidade. Os resultados provenientes de pesquisa com os alunos são analisados na conclusão desta dissertação, onde se pode constatar que a simulação contribuiu para potencializar a compreensão dos conceitos, teorias e técnicas de gestão da produção.
Titre en anglais
Simulation in production management teaching
Mots-clés en anglais
Education
Learning
Simulation
Teaching
Training
Resumé en anglais
The pedagogic projects of the production engineering and administration courses bring, in their curriculum matrixes, disciplines that approach subjects related to production management. With that, these pedagogic projects try to develop competencies in this area and, for such, most teachers have sought this development by means of exposition and exercise classes. These pedagogic strategies may not be enough so that competencies, for the solution of little structured problems (inherent to the profession of production manager), may be developed. Besides, these traditional strategies contemplate only the learning styles of students Kolb classifies as "assimilators" and "convergent". This work explores the contribution that simulation may bring for the development of competencies in production management and for the adaptation of complementary pedagogic strategies to students with "divergent" and "adaptor" learning styles. For such, a bibliographic research was developed followed by an experience of the usage of the simulation in a university administration course class. The results derived from the research with the students are analyzed in the conclusion of this dissertation, where we may observe that the simulation contributed to increase the potential comprehension of the concepts, theories and techniques of production management.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-07-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.