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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2011.tde-31052011-101630
Documento
Autor
Nome completo
Rita de Cássia Pereira Saramago
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Lopes, João Marcos de Almeida (Presidente)
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Polillo, Adolpho
Título em português
Ensino de estruturas nas escolas de arquitetura do Brasil
Palavras-chave em português
Arquitetura
Ensino
Estruturas
Resumo em português
Arquitetura e estrutura são indissociáveis: a percepção dos artefatos arquitetônicos se estabelece conforme um sistema estrutural que, ao mesmo tempo em que lhes assegura estabilidade mecânica, também lhes garante a integridade de sua forma construída. Além disso, o partido estrutural adotado para um determinado edifício pode ainda favorecer ou dificultar as dinâmicas de uso previstas para os espaços, pois os elementos estruturais interferem na configuração espacial de cada corpo construído. Por outro lado, todo e qualquer material, quando agregado à construção, ali se insere como estrutura em si e como o elemento atômico que possibilita a composição do conjunto estrutural. Assim, a compreensão do papel que as estruturas desempenham na existência de um objeto arquitetônico já indica a importância que tem o seu domínio para os arquitetos e urbanistas. Dessa forma, este trabalho pretende analisar o processo de transferência do conhecimento sobre comportamento estrutural para graduandos das escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, contribuindo com o debate sobre a formação acadêmica e, conseqüentemente, profissional da categoria. Para tanto, primeiramente resgata a evolução da compreensão sobre estruturas no cenário mundial. A pesquisa também se pauta na configuração de um panorama do estado da arte, analisando como tal evolução ocorreu no país, mediante análise das discussões e das experiências didáticas pioneiras nesse campo disciplinar. Com base em entrevistas realizadas com profissionais que se dedicaram ao tema e na literatura especializada, traça ainda um panorama do ensino e da profissão de Arquitetura e Urbanismo, de maneira a entender como ocorreu a consolidação de um modelo deficitário de ensino de estruturas no Brasil. A partir do registro comparativo da estrutura curricular e dos recursos didáticos atualmente empregados nas escolas brasileiras, pretende verificar a presença de aspectos didático-metodológicos previamente identificados como necessários ao pleno desenvolvimento de um raciocínio estrutural no processo de formação dos estudantes. Sintetizando as informações coletadas, objetiva-se, por fim, delinear concepções para o ensino de estruturas em cursos de Arquitetura e Urbanismo, ainda possíveis de serem adotadas diante do quadro esboçado.
Título em inglês
Teaching structures in brazilian schools of architecture
Palavras-chave em inglês
Architecture
Structures
Teaching
Resumo em inglês
Architecture and structures can not be separated: the perception of buildings depends on the existence of a structural system that both ensures their mechanical stability and guarantees the integrity of their built forms. In addition, the structural party adopted for a certain building can also favor or inhibit the uses predicted to its spaces, since the structural elements interfere in the spatial configuration of each built form. On the other hand, every building material composes a structure itself and represents the atomic element that creates the structural system as a whole. Thefore, understanding how structures colaborates to the existence of a building indicates the importance of its knowledge to architects and urban planners. Thus, this work aims to examine the process of transferring knowledge on structural behavior to undergraduate students of Brazilian Schools of Architecture, contributing to the discussion of the technology education of the architect and to the debate on the performance of these professionals. ln order to achive this goal, this study captures how the knowledge about structures has evolved in the world. It also traces an overview of the state of the art, analyzing how this evolution occurred in Brazil by identifying pioneering learning experiences and theoretical discussions on the subject. Based on interviews with professionals of this field of knowledge and on literature review, this work examines the schools and the profession of Architecture, in order to understand how a deficit model of education has emerged in Brazil. Analyzing the curriculum and the teaching methods currently undertaken by schools, it verifies whether didactic-methodological aspects, considered necessary for developing a structural feeling by the undergraduates, are present or not in the brazilian architecture courses. Synthesizing all data collected, this study finally aims to outline ideas for teaching structures in schools of Architecture that can be adopted considering what has been studied.
 
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dissertacaorita.pdf (14.79 Mbytes)
Data de Publicação
2011-06-02
 
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