• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2006.tde-15112006-140104
Document
Auteur
Nom complet
Gabriel Girnos Elias de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2006
Directeur
Jury
Santos, Fabio Lopes de Souza (Président)
Pallamin, Vera Maria
Rizek, Cibele Saliba
Titre en portugais
Percepções e intervenções na metrópole: a experiência do projeto Arte/Cidade em São Paulo (1994-2002)
Mots-clés en portugais
arte crítica
arte urbana
paisagem urbana
política cultural
política urbana
São Paulo (cidade)
urbanismo
Resumé en portugais
Esta dissertação aborda o desenvolvimento do projeto Arte/Cidade na cidade de São Paulo entre os anos de 1994 e 2002, a partir de um questionamento sobre as relações entre cidade, política e estética e sobre os potenciais e problemas atuais que a arte urbana teria para se configurar como instância crítica. Arte/Cidade foi e é uma iniciativa cultural de grandes eventos de intervenção artística em espaços urbanos, que realizou quatro exposições em São Paulo, e exibiu várias mudanças em seu desenrolar: surgido em uma instituição pública como empreendimento artístico, passou a ser organizado por uma associação não-governamental e a se envolver também em debates urbanísticos, arquitetônicos e políticos sobre a metrópole contemporânea. Por outro lado, o projeto também ocorreu em meio a um momento de crescente vinculação entre empreendimentos culturais e marketing urbano, no bojo de uma progressiva espetacularização, privatização e mercadorização da cidade e da cultura. Propõe-se aqui identificar e analisar as principais mudanças nos discursos, estratégias e práticas de Arte/Cidade, com o objetivo de refletir sobre sua inserção nesse panorama e sobre as implicações e potenciais políticos de um mega-evento artístico em espaço urbano na São Paulo da década de noventa.
Titre en anglais
Perceptions and interventions in metropolis: the experience of project Art/City in São Paulo (1994-2002)
Mots-clés en anglais
critical art
cultural politics
São Paulo (city)
urban art
urban landscape
urban politics
urbanism
Resumé en anglais
This dissertation discourses about the development of Arte/Cidade project in the city of São Paulo between 1994 and 2002, based on concerns about the relations between city, politics and aesthetics and about the present potentials and problems that urban art would have to configure itself as critical instance. Arte/Cidade was and is a cultural initiative of great events comprehending artistic interventions in urban spaces, which accomplished four expositions in São Paulo and showed many changes in its development: initiated in a public institution as an artistic enterprise, it was later organized by of a non-governmental association and also involved itself in urbanistic, architectonical and political debates about the contemporary metropolis. On the other hand, the project happened in a moment of increasing binding between cultural enterprises and urban marketing, in a context of progressive spectacularization, privatization and merchandising of the city and of the culture. This work intends to identify and to analyze the main changes in Arte/Cidade speeches, strategies and practices, with the objective of reflecting on its insertion in that scope and on the political implications and potentials of an artistic mega-event in the urban space of São Paulo in the ninety’s.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2006-11-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.