• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-17042009-162244
Documento
Autor
Nombre completo
Leonardo Gonçalves Carnielle
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2009
Director
Tribunal
Widmer, João Alexandre (Presidente)
Faria, Carlos Alberto
Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
Título en portugués
Proposta de um sistema de análise da logística urbana para cidades de pequeno e médio porte
Palabras clave en portugués
Carga urbana
Logística urbana
SIG
Veículos de carga urbana
Resumen en portugués
O fluxo de veículos de carga em centros urbanos ocasiona degradação no tráfego das vias utilizadas e na área de entorno de seus destinos. Os veículos de grande porte trafegam em geral com menor velocidade, necessitam de áreas maiores para conversões e, para não interferir no fluxo das faixas de rolamento, necessitam de locais apropriados para as operações de carga e descarga. Esta dissertação propõe um método de avaliação da interferência dos veículos de carga nas vias urbanas, para cidades brasileiras de pequeno e médio porte. O método se baseia na coleta de dados junto aos órgãos públicos e privados envolvidos com o problema. Para a aplicação do método é necessária a identificação dos veículos utilizados, das quantidades por viagem e volumes totais movimentados pelas empresas, das características geométricas e de tráfego das vias urbanas e das formas de carregamento e descarregamento dos veículos. As áreas necessárias à conversão dos veículos são comparadas com as existentes nas vias trafegadas, com o auxílio de um SIG - Sistema de Informações Geográficas e um método de computação gráfica das trajetórias dos pontos críticos. A interferência no tráfego das vias, próximas a pontos de carga e descarga, é estudada de acordo com a configuração geométrica desses pontos. Para a avaliação quantitativa dos impactos sobre os fluxos de tráfego utiliza-se o software Integration. Um exemplo em pequena escala de uso do método proposto é apresentado, e algumas soluções são sugeridas. Essa aplicação do método apresenta as restrições do cenário operacional atual e os efeitos positivos de algumas alternativas de reformulação do tráfego de veículos de carga.
Título en inglés
Proposal of an urban logistic analysis system for small and medium size cities
Palabras clave en inglés
City logistics
GIS
Urban cargo vehicle
Urban goods
Resumen en inglés
The cargo vehicle flow in urban centers causes traffic degradation on the roads used and at the destination surroundings. Heavy vehicles travel in general at lower speeds, need larger areas for conversions and, in order to not interfere in the traffic flow lanes, need appropriate docks for loading and unloading. This dissertation proposes method to evaluate the interference of cargo vehicles on urban roads, of medium and small size Brazilian cities. The method is based on data collection at public and private organizations involved with the problem. The application of the method requires the identification of the vehicles used in the operation, the quantities per haul and total volumes of goods transported by the companies, the geometric characteristics and traffic volumes of the road network and the forms of loading and unloading the vehicles. The areas needed for vehicle turns are compared with the existent along the roads traveled, with the aid of a GIS (Geographic Information System) and a graphical computation method. The traffic interference close to the loading and unloading docks is studied in accordance to the geometric configuration of these points. To quantify the impact on the traffic flow the Integration software is used. A small scale example of the proposed methods utilization is presented, and some solutions are suggested. This application of the method presents the constraints of the present operational scenario and the positive effects of some alternatives of cargo vehicle flow reformulation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Carnielle.pdf (1.97 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-04-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.