• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2018.tde-09052024-114148
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Filgueiras Cruz
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2018
Directeur
Jury
Catalano, Fernando Martini (Président)
Croce, Jose Antonio Garcia
Goncalves Neto, Luiz
Titre en portugais
Sistema de frenagem regenerativa para jatos regionais
Mots-clés en portugais
aeronave híbrida
desempenho de decolagem
ensaio em voo
freios de aeronaves
freios regenerativos
Resumé en portugais
Freios de aeronaves são cruciais para segurança de voo e operações em solo mas também são peso morto em todas as demais fases de voo. Freios com discos de carbono são simples e eficientes acumuladores, transformam energia cinética do pouso ou de decolagens abortadas em calor para posterior dissipação. Substituir estes freios por motores/geradores elétricos cria diversas possibilidades e funções para este sistema como reboques autônomos, taxis silenciosos e sem emissões, redução da necessidade de fontes de energia como APU e RAT e sobretudo, permite adição de energia durante as corridas de decolagem de forma simétrica ou não. Esta pesquisa visa estudar o impacto da instalação deste sistema em uma aeronave Embraer EMB-190 analisando seu desempenho de decolagem. Este novo arranjo produz um salto no desempenho em pistas curtas, elevando a capacidade de carga em 21% enquanto compensa seu peso através de integração de sistemas. O ganho de desempenho e a redução de massa da aeronave, graças ao uso de freios regenerativos, encorajam repensar os projetos atuais e são um caminho para uma nova geração de jatos regionais taxiamento autônomo
Titre en anglais
Regenerative braking system for regional jets
Mots-clés en anglais
aircraft brakes
flight test
hybrid aircraft
regenerative brakes
take-off performance
Resumé en anglais
Aircraft brakes are crucial for flight safety and ground operations but are dead weight during every other flight phases. Carbon brake disks are efficient and simple energy accumulators, which transform kinetic energy from landings or rejected take-offs into heat to be later dissipated. Replacing current brakes by electric generators/motors creates additional functions to the systems such as autonomous pushbacks, silent and emission-free taxis, allows reduction of systems as the auxiliary power unit and the ram air turbine and, above all, creates the possibility to input additional thrust during take-off acceleration, which may be asymmetric or not. This research intends to study the impact of installing this system on a regional jet such as Embraer EMB-190 by analyzing its flight operation during takeoff. This arrangement produces a leap on overall performance on short runways, boosting load capacity by 21% while being possible to offset its weight through complete system integration. Regenerative brake systems improvements in performance and parts count reduction are high enough to encourage aircrafts to be redesigned and suggests a path for a new commercial jet generation
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.