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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.18.2009.tde-13012011-113940
Document
Auteur
Nom complet
Alvaro Martins Abdalla
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2009
Directeur
Jury
Catalano, Fernando Martini (Président)
Belo, Eduardo Morgado
Góes, Luiz Carlos Sandoval
Marques, Flavio Donizeti
Mattos, Bento Silva de
Titre en portugais
OMPP para projeto conceitual de aeronaves, baseado em heurísticas evolucionárias e de tomadas de decisões
Mots-clés en portugais
Aeronaves
Algoritmo genético (GA)
Aritmética fuzzy
Desdobramento da função de qualidade (QFD)
Entropia estatística
Otimização multidisciplinar de projeto
Projeto conceitual de aeronaves
Resumé en portugais
Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma metodologia de otimização multidisciplinar de projeto conceitual de aeronaves. O conceito de aeronave otimizada tem como base o estudo evolutivo de características das categorias imediatas àquela que se propõe. Como estudo de caso, foi otimizada uma aeronave de treinamento militar que faça a correta transição entre as fases de treinamento básico e avançado. Para o estabelecimento dos parâmetros conceituais esse trabalho integra técnicas de entropia estatística, desdobramento da função de qualidade (QFD), aritmética fuzzy e algoritmo genético (GA) à aplicação de otimização multidisciplinar ponderada de projeto (OMPP) como metodologia de projeto conceitual de aeronaves. Essa metodologia reduz o tempo e o custo de projeto quando comparada com as técnicas tradicionais existentes.
Titre en anglais
OMPP for conceptual design of aircraft based on evolutionary heuristics and decision making
Mots-clés en anglais
Aircraft
Conceptual aircraft design
Fuzzy arithmetic
Genetic algorithm (GA)
Multidisciplinary design optimization
Quality function deployment (QFD)
Statistical entropy
Resumé en anglais
This work is concerned with the development of a methodology for multidisciplinary optimization of the aircraft conceptual design. The aircraft conceptual design optimization was based on the evolutionary simulation of the aircraft characteristics outlined by a QFD/Fuzzy arithmetic approach where the candidates in the Pareto front are selected within categories close to the target proposed. As a test case a military trainer aircraft was designed target to perform the proper transition from basic to advanced training. The methodology for conceptual aircraft design optimization implemented in this work consisted on the integration of techniques such statistical entropy, quality function deployment (QFD), arithmetic fuzzy and genetic algorithm (GA) to the weighted multidisciplinary design optimization (WMDO). This methodology proved to be objective and well balanced when compared with traditional design techniques.
 
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Alvaro.pdf (3.21 Mbytes)
AlvaroAbdalla.pdf (547.74 Kbytes)
Date de Publication
2011-01-18
 
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