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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2009.tde-13012011-114745
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Tiberio Joppert de Castro Leal
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Canale, Antonio Carlos (Presidente)
Horta Gutierrez, Juan Carlos
Passarini, Luis Carlos
Título em português
Estudo do efeito da redução da rigidez dos pneumáticos sobre a estabilidade dos veículos
Palavras-chave em português
Comportamento dinâmico
Comportamento sobre esterçante
Comportamento sub esterçante
Dinâmica de veículos
Estabilidade veicular
Pneus
Pressão dos pneus
Rigidez lateral dos pneumáticos
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma metodologia para caracterizar em regime quase-estático de forças, o comportamento dinâmico de um veículo de passageiros compacto, a fim de determinar sua condição de estabilidade, inerente aos parâmetros adotados durante o desenvolvimento de seu projeto, através de uma manobra normalizada. Apresenta e discute os dados obtidos através da medição das grandezas físicas que caracterizam este comportamento dinâmico e sua evolução, imposta pela variação de um dos parâmetros que influenciam seu equilíbrio, a rigidez lateral de um de seus pneumáticos através da variação de sua pressão, tanto no eixo dianteiro quanto ao eixo traseiro. Avalia esta evolução através da caracterização teórica de seu comportamento sub ou sobre-esterçante e a compara com os resultados obtidos subjetivamente pela avaliação da sensação do condutor, realizada por profissionais especializados da indústria automobilística. Finalmente busca uma conclusão, propondo o balanceando do comportamento dinâmico esperado para o veículo com sua resposta aos testes subjetivos, a fim de que o projeto de novos veículos possa apresentar características e condições de segurança que melhor se adéqüem a forma de dirigir do motorista comum.
Título em inglês
Study of the effect of a reduction in the tire rigidity over the vehicle stability condition
Palavras-chave em inglês
Comportamento dinâmico
Comportamento sobre esterçante
Comportamento sub esterçante
Dinâmica de veículos
Estabilidade veicular
Pneus
Pressão dos pneus
Rigidez lateral dos pneumáticos
Resumo em inglês
This study presents a methodology to characterize under quasi-static condition of forces, the dynamic behavior of a compact passenger vehicle to determine its condition of stability, inherent to the parameters used in the development of the project through a standardized maneuver. It presents and discusses the data obtained through the measurement of physical quantities that characterize its dynamic behavior and the evolution of this behavior, imposed by a variation in one of the parameters that influence their balance, the lateral rigidity of one of its tires by its pressure variation, in both the front and rear axles. Assesses these evolution through the theoretical characterization of the under or oversteer behavior and compares it with the results subjectively assessed by the driver feeling, held by professional evaluators of the auto industry. Finally search for a conclusion, offering the balance of the dynamic behavior expected for the vehicle with its response to subjective tests, aiming that the design of new vehicles may present safety and design characteristics that best suit the common driver way to drive.
 
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AlexandreTiberio.PDF (1.65 Mbytes)
Data de Publicação
2011-01-18
 
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