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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2008.tde-19012011-114940
Document
Auteur
Nom complet
Marcela Fabiana Machado Ferreira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2008
Directeur
Jury
Felicio, Luiz Carlos (Président)
Franzotti, Celso Luiz
Giacomo, Benedito di
Titre en portugais
Modelagem e simulação da dinâmica de uma bomba de palhetas auto-compensada por pressão do tipo controle integral
Mots-clés en portugais
Bomba de palhetas
Controle integral
Modelo dinâmico
Simulação computacional
Resumé en portugais
Apesar dos sistemas hidráulicos estarem entre os mais antigos meios de transmissão de energia usados pelo homem, atualmente vem recebendo muita atenção nas pesquisas científicas. A busca por maios controle da energia gerada impulsionou um aumento da utilização e aplicação e novas investigações tecnológicas de tais sistemas. Além da alta capacidade de controle e precisão, a sensibilidade, rigidez, força e potência conferem aos sistemas hidráulicos um conjunto completo de propriedades, permitindo sua ampla aplicação nos mais diferentes ramos. Porém a não linearidade da dinâmica de suas partes faz a modelagem dos sistemas hidráulicos ser complexa. Sabendo que a bomba é a parte mais importante do circuito hidráulico, este estudo apresenta um modelo matemático e a simulação computacional de uma bomba de palhetas auto-compensada por pressão com controle tipo integral. O modelo teórico está baseado na aplicação leis da física em quatro partes das bomba: Lei de Newton no carretel de válvulas e no conjunto dos pistões e o anel, e, Lei da Conservação da Massa nos volume de controle sob a pressão de operação Po e no volume sob a pressão interna da carcaça (pressão no servo cilindro), Pcc. O comportamento do sistema foi verificado com a aplicação de uma carga hidráulica proporcionada por um orifício com abertura instantânea (entrada tipo degrau). Dessa maneira a pressão de operação, saída do sistema, apresenta um pequeno transiente no início da simulação e rapidamente entra em regime. No momento no qual a carga hidráulica atua o transiente volta e em seguida entra em regime com o mesmo valor que apresentava antes da entrada degrau, comportamento específico de sistemas com controle tipo PI, proporcional e integral.
Titre en anglais
Modeling and simulation of the dynamic behavior of vanetype pressure compensated hydraulic pumps with integral-type control
Mots-clés en anglais
Computer simulation
Dynamic behavior
Integral-type control
Vane-type pump
Resumé en anglais
Despite the hydraulic systems are among the oldest means of energy transmission used by man, currently they are receiving special attention in scientific researchs. The search for greater control of energy generated spurred an increase in the use and application of technology and new research such systems. Besides high capacity of control and precision, sensitivity, stiffness, speed, strength, power hydraulic systems give a complete set of properties allowing their wide applications in many different areas. But the non-linearity of the dynamics of its parts is the modeling of hydraulic system is complex. Knowing that pumb is the most important part of the hydraulic circuits, this study presents a mathematical model and computer stimulation of a vane-type pump offset by pressure with integral control type. The theoretical model is based on the application laws of physics in four parts of the pumb: Newton's law of the spool valves and the coupling of the piston ring and with the Law of Conservation of Mass in volumes of controlling the pressure, and the Po inside if the carcass (pressure in the slave cylinder), Pcc. The behavior of the system was checked with the application of a hydraulic load (request) type entry step. Thus the pressure, leaving the system, presents a transient at the beginning of the simulation and quickly enter into arrangements. At the moment in which the hydraulic load transient operates the back and then enter into arrangements with the same value as presented before the step, specific behavior of systems with full control type.
 
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MFMFerreira.pdf (4.21 Mbytes)
Date de Publication
2011-02-07
 
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