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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-19012011-130255
Documento
Autor
Nome completo
Murilo Del Rio Duarte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2010
Orientador
Banca examinadora
Costa Neto, Álvaro (Presidente)
Fernandes, Claudio Gomes
Silva, Maíra Martins da
Título em português
Simulação de ride primário e secundário através do uso de carregamento de pista
Palavras-chave em português
Conforto
Dinâmica
Multicorpos
Ride
Resumo em português
A capacidade de simulação nos atributos de dinâmica veicular tem crescido nos últimos anos, especialmente para os atributos de handling (manobrabilidade e estabilidade) e steering (dirigibilidade). Entretanto, as simulações de ride (em especial dos fenômenos de ride secundário) continuam muito dependentes de modelos sofisticados de pneus. Tais modelos devem ser capazes de simular fenômenos de freqüência mais alta tais como impacto e transmissibilidade de aspereza em três direções. Este trabalho apresenta uma abordagem semi-analítica para o problema de simulação de fenômenos de ride, através do uso de dados de medição em pista gerados através de transdutores de força (wheel force transducers, WFTs). Tais transdutores são tipicamente usados para fins de cascateamento de cargas e durabilidade. Através do uso de tais carregamentos, é possível simular fenômenos de ride em toda a faixa de frequência de estudo (até 8 Hz para ride primário e até 100 Hz para ride secundário) sem a necessidade de um modelo específico de pneu. Usando um modelo de veículo completo construído no software ADAMS, são apresentados dados de correlação com o veículo real e um estudo de caso através da alteração de propriedades de elementos tais como amortecedores, coxins e buchas de suspensão.
Título em inglês
Primary and secondary ride simulations using road loads time histories
Palavras-chave em inglês
Comfort
Multibody
Ride
Vehicle dynamics
Resumo em inglês
Vehicle dynamics CAE capabilities has increased in the past few years, specially, for handling and steering attributes. However, secondary ride simulations are still highly depended on the tire model. Such tire model must be capable to simulate high order phenomenon such as impact and harshness transmissibility in three directions. This dissertation presents a semi-analytical approach to the ride phenomena simulation problem, using data gathered via wheel force transducers (WFTs) that are typically used for load cascading and durability purposes. Using such load histories, it becomes possible to simulate ride phenomena through the whole typical ride frequency range (up to 8 Hz for primary ride and up to 100 Hz for secondary ride) without the necessity of using a special tire model. The results obtained from this approach using a complete car model developed using ADAMS software showed a very good correlation between measured data and simulations. Then on this work a case study using different properties for components such as shock abosrbers, engine mounts and suspension bushings is conducted in order to show the method's potential for ride optimization.
 
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MuriloDuarte1.pdf (3.18 Mbytes)
Data de Publicação
2013-07-29
 
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