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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2018.tde-10122018-152247
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Ricardo Takeshi Horita
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2018
Orientador
Banca examinadora
Grassi Junior, Valdir (Presidente)
Macharet, Douglas Guimarães
Osório, Fernando Santos
Título em inglês
Visual urban road features detection using Convolutional Neural Network with application on vehicle localization
Palavras-chave em inglês
Convolutional Neural Network
Curb detection
Machine learning
Road marking detection
Stereo vision
Vehicle localization
Resumo em inglês
Curbs and road markings were designed to provide a visual low-level spatial perception of road environments. In this sense, a perception system capable of detecting those road features is of utmost importance for an autonomous vehicle. In vision-based approaches, few works have been developed for curb detection, and most of the advances on road marking detection have aimed lane markings only. Therefore, to detect all these road features, multiple algorithms running simultaneously would be necessary. Alternatively, as the main contribution of this work, it was proposed to employ an architecture of Fully Convolutional Neural Network (FCNN), denominated as 3CSeg-Multinet, to detect curbs and road markings in a single inference. Since there was no labeled dataset available for training and validation, a new one was generated with Brazilian urban scenes, and they were manually labeled. By visually analyzing experimental results, the proposed approach has shown to be effective and robust against most of the clutter present on images, running at around 10 fps in a Graphics Processing Unit (GPU). Moreover, with the intention of granting spatial perception, stereo vision techniques were used to project the detected road features in a point cloud. Finally, as a way to validate the applicability of the proposed perception system on a vehicle, it was also introduced a vision-based metric localization model for the urban scenario. In an experiment, compared to the ground truth, this localization method has revealed consistency on its pose estimations in a map generated by LIDAR.
Título em português
Detecção de características visuais de vias urbanas usando Rede Neural Convolutiva com aplicação em localização de veículo
Palavras-chave em português
Aprendizado de máquina
Detecção de guia
Detecção de sinalização horizontal
Localização de veículos
Rede Neural Convolutiva
Visão estéreo
Resumo em português
Guias e sinalizações horizontais foram projetados para fornecer a percepção visual de baixo nível do espaço das vias urbanas. Deste modo, seria de extrema importância para um veículo autônomo ter um sistema de percepção capaz de detectar tais características visuais. Em abordagens baseadas em visão, poucos trabalhos foram desenvolvidos para detecção de guias, e a maioria dos avanços em detecção de sinalizações horizontais foi focada na detecção de faixas apenas. Portanto, para que fosse possível detectar todas essas características visuais, seria necessário executar diversos algoritmos simultaneamente. Alternativamente, como sendo a principal contribuição deste trabalho, foi proposto a adoção de uma Rede Neural Totalmente Convolutiva, denominado 3CSeg-Multinet, para detectar guias e sinalizações horizontais em apenas uma inferência. Como não havia um conjunto de dados rotulados disponível para treinar e validar a rede, foi gerado um novo conjunto com imagens capturadas em ambiente urbano brasileiro, e foi realizado a rotulação manual. Através de uma análise visual dos resultados experimentais obtidos, o método proposto mostrou-se eficaz e robusto contra a maioria dos fatores que causam confusão nas imagens, executando a aproximadamente 10 fps em uma GPU. Ainda, com o intuito de garantir a percepção espacial, foram usados métodos de visão estéreo para projetar as características detectadas em núvem de pontos. Finalmente, foi apresentado também um modelo de localização métrica baseado em visão para validar a aplicabilidade do sistema de percepção proposto em um veículo. Em um experimento, este método de localização revelou-se capaz de manter as estimativas consistentes com a verdadeira pose do veículo em um mapa gerado a partir de um sensor LIDAR.
 
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Horita.pdf (37.86 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-11
 
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