• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Mundim Caixeta
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Júnior, José Carlos de Melo Vieira (Presidente)
Monaro, Renato Machado
Santos, Ricardo Caneloi dos
Título em português
Método para detecção e localização de faltas em linhas VSC-HVDC de sistemas multiterminais
Palavras-chave em português
HVDC Multiterminal
Localização de Faltas
Redes de Correntes Contínua
VSC-HVDC
Resumo em português
Com o aumento de uso de fontes renováveis para geração de energia e o aprimoramento da tecnologia de conversores fonte de tensão (VSC – Voltage Source Converter), sistemas baseados em corrente contínua não só se tornaram viáveis como também se tornaram uma alternativa vantajosa em diversas situações. O uso de diversos conversores conectados em uma rede, isto é uma rede VSC-HVDC multiterminal, se apresenta como um caminho para a conexão de diversas fontes, como geradores eólicos e solares de maneira eficiente e economicamente vantajosa. No entanto, este tipo de rede possui algumas limitações, por exemplo, é mais sensível a faltas que um sistema de corrente contínua baseado em conversores do tipofonte de corrente (CSC – Current Source Converter). Desta forma, o estudo de faltas em sistemas VSC-HVDC é necessário para o desenvolvimento de mecanismos de proteção para estes sistemas. Neste contexto é importante o desenvolvimento de metodologias para a localização de faltas em sistemas MTDC, uma vez que este tipo de informação pode ajudar as equipes de manutenção a encontrarem as falhas e resolverem o problema da maneira mais rápida possível. Embora existam diversos estudos e metodologias desenvolvidas para sistemas de corrente alternada, ou para sistemas de corrente contínua de dois terminais, os estudos em redes de corrente contínua multiterminais ainda são poucos e em geral atendem a apenas um tipo de rede, mostrando assim a necessidade de mais estudos na área. Desta forma, o objetivo desta dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma metodologia localização de faltas em um sistema HVDC multiterminal, que contará também com técnicas já propostas na literatura para a detecção das falhas.Neste documento são mostrados o embasamento teórico, os estudos realizados para o desenvolvimento do tema, bem como os resultados obtidos para a localização de faltas em um sistema teste de simulação.
Título em inglês
Fault detection and location method for multiterminal VSC-HVDC systems
Palavras-chave em inglês
Continuous Current Networks
Fault Location
HVDC Multiterminal
VSC-HVDC
Resumo em inglês
The increase of the use of renewable sources for power generation and the enhancement of Voltage Source Converter (VSC) technology, DC-based systems have become viable and an advantageous alternative in many situations. The use of several converters connected in a network, ie a multi-terminal VSC-HVDC network, is presented as a way to connect several sources, such as wind and solar generators in an efficient and economically advantageous way. However, this type of network has some limitations, for example, it is more sensitive to faults than a DC current system based on Current Source Converter (CSC). Therefore, the study of faults in VSC-HVDC systems is necessary for the development of protections for these systems. In this context it is important to develop fault location methodologies in MTDC systems since this type of information can help maintenance teams to find fault and solve the problem as quickly as possible. Although there are several studies and methodologies developed for alternating current systems or for two-terminal DC systems, there are few studies on multiterminal DC networks and this studies generally address only one type of network, thus showing the need for more studies in the area. Thus, the objective of this master's thesis is the development of a fault localization methodology in a multi-terminal HVDC system, which will also have techniques already proposed in the literature for the detection of faults. In this document are shown the theoretical background, the studies carried out for the development of the theme, as well as the results obtained for fault localization in a simulation test system.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Gustavo.pdf (2.64 Mbytes)
Data de Publicação
2019-08-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.