• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2019.tde-01082019-093348
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Hofmann Trevisan
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da (Presidente)
Carvalho, Marly Monteiro de
Pugliesi, Érica
Título em português
Necessidades do usuário na logística reversa de equipamentos eletromédicos em um sistema produto-serviço (PSS)
Palavras-chave em português
Cadeia de suprimento reversa
Estudo de caso
Produtos usados
Requisitos do usuário
Servitização
Resumo em português
A implantação de uma rede de Logística Reversa (LR) é fundamental em modelos de negócio Sistema Produto-Serviço (PSS) para o retorno, recuperação e maximização da vida útil de peças e componentes. Ambos os sistemas, LR e PSS, necessitam ser projetados a partir da perspectiva do consumidor para serem bem-sucedidos, pois o envolvimento prévio com o usuário possibilita o desenvolvimento de soluções especificas que atendem às suas demandas. Porém, há uma escassez de estudos que destacam as atividades de LR em um contexto de PSS, assim como o papel e a relevância do usuário. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender as necessidades do usuário na LR em um PSS, considerando como produto de análise o equipamento eletromédico bomba de infusão. Para isso, realizou-se um estudo de caso inicial com uma empresa que manufatura e comercializa dispositivos médicos no Brasil. Além disso, múltiplos estudos de caso foram realizados em organizações da área da saúde para a coleta in loco de necessidades relacionadas ao contexto de uso e retorno do equipamento. Como resultado, identificou-se quatro serviços que envolvem atividades de LR no modelo de negócio PSS. Vinte e cinco problemas que interferem diretamente e indiretamente a LR foram analisados para o entendimento em profundidade das necessidades dos usuários. O estudo ainda apresenta quais são os principais desafios e dificuldades de um fornecedor de PSS para operacionalizar a LR. Os resultados indicam que a ausência de agilidade no processo de retorno do produto pode propiciar situações críticas internas ao hospital referente à falta de equipamentos. A realização do inventário de equipamentos ao término do contrato de PSS pode gerar situações estressantes para todos os stakeholders envolvidos no processo.
Título em inglês
User needs in reverse logistics of electromedical equipment in a product-service system (PSS)
Palavras-chave em inglês
Case study
Reverse supply chain
Servitization
Used products
User requirements
Resumo em inglês
The implementation of a Reverse Logistics network (RL) is important in Product-Service Systems (PSS) business model for returning, recovering and maximizing the life span of parts and components. Both systems, RL and PSS, need to be designed from the perspective of the consumer to be successful because the prior involvement with users seeks to achieve better solutions to satisfy their specific demands. However, there is a lack of studies that highlight RL activities in a PSS context, as well as the role and relevance of users. In this sense, this research aims to understand users' needs in reverse logistics in a PSS, considering as main product the electromedical infusion pump. For this, I conducted a case study with a company that manufactures and markets medical devices throughout Brazil. In addition, five other case studies were carried out in health organizations for in situ collection of needs related to the context of use and return of the equipment. As a result, four services involving RL activities were identified in the PSS business model. Also, twenty-five problems that directly and indirectly interfere the operation of RL were analyzed for an in-depth understanding of users' needs. The study further presents the main challenges and difficulties of a PSS provider to operationalize the LR. The results indicate that the absence of agility in the LR process can lead to critical situations inside the hospital regarding the lack of equipment. The inventory of equipment at the end of the PSS contract can generate stressful situations for all stakeholders involved in the process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-08-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.